..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

7.07.2009

Perfil empreendedor em alta

Por: Priscila D´Addio - HSM Management

O empreendedorismo tem grande importância econômica e social em qualquer sociedade. Afinal, pessoas empreendedoras criam negócios que movimentam capital, complementam o trabalho desenvolvido pelas grandes empresas e geram empregos. No entanto, o alto número de empresas que fecham as portas logo nos primeiros anos pode indicar uma falta de preparo por parte de muitos empreendedores. Segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 27% das empresas encerra suas atividades depois de apenas um ano.
Assim, não basta apenas ter a vontade e a disposição de abrir um negócio próprio: isso não garante o sucesso do empreendimento. Tão ou mais importante é ter perfil de empreendedor. É preciso ter disposição de aprender habilidades e competências fundamentais para que a empresa possa prosperar e crescer. Além disso, o empreendedorismo é também uma característica cada vez mais valorizada em empresas já constituídas, que querem contar com profissionais com esse perfil em seus quadros – o que faz ser ainda mais importante identificar e desenvolver esta característica.
A partir desta avaliação, é possível orientar uma pessoa que deseja criar um negócio próprio ou um profissional que quer se destacar dentro da empresa na qual trabalha, colocando em prática ações para o desenvolvimento de habilidades fundamentais para um empreendedor de sucesso. Identificar o perfil empreendedor é uma das principais etapas de um trabalho de transição de carreira.

Dentro das empresas, os empreendedores são aqueles profissionais que estão sempre dispostos a colocar em prática novos projetos, gerando melhores resultados. Para tornar-se um empreendedor, é preciso sentir a necessidade de realizar coisas novas, estar disposto a correr riscos, ser persistente e preparar-se com antecedência antes de começar um novo negócio ou projeto. Intuição, convicção, inovação, autoconfiança e gosto por mudanças estão entre as características mais marcantes de um empreendedor.

Mas, como explica Batista Gigliotti, da Fran Systems Consultoria, o empreendedor precisa ter alguns cuidados importantes. Controlar a ansiedade, ter atitude profissional e escolher bem os sócios (ou parceiros de trabalho) são cuidados essenciais. Além disso, é preciso ter equilíbrio emocional e pensamento positivo (mas não irreal) e acordar todos os dias apaixonado pelo seu negócio. Assim, o planejamento e a análise dos diferentes fatores que podem afetar um novo projeto ou empreendimento devem ser realizados com muito cuidado.

O sucesso de um empreendedor também depende de sua organização, da capacidade de tomar decisões acertadas e de sua capacidade de liderar. Outro ponto fundamental: um profissional inovador não é necessariamente um empreendedor. O empreendedor não se limita a trazer ideias novas: ele as transforma em resultados, por meio de estudos e planejamentos aprofundados, que permitem colocar em prática ações concretas.

Por tudo isso, em um cenário em que o principal diferencial competitivo das empresas são as pessoas, contar com profissionais empreendedores torna-se cada vez mais estratégico para as organizações. A inquietação e o dinamismo que estes profissionais imprimem dentro de suas equipes é muito importante para que a empresa esteja sempre em movimento, buscando e aplicando constantemente novas soluções, que garantam melhores resultados.

* A autora é Gerente de Novos Negócios e Relacionamento da Career Center, empresa especializada em RH e Gestão de Carreira.

Nenhum comentário: