..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

7.20.2009

Siga o Twitter na busca por emprego

Do Jornal do Commercio

As redes sociais já estão mais do que consolidadas como canais de relações profissionais e a cada novidade os meios de ligação encontram novos caminhos. O Twitter é a mais nova ferramenta para aqueles que estão atrás de emprego, não só porque as empresas e organismos utilizam cada vez mais o espaço para falar de seus projetos como os próprios “twiteiros” se encarregam de divulgar oportunidades.

Até mesmo as agências de recrutamento de mão de obra, como a www.trabalhando.com.br já divulgam suas oportunidades pelo serviço de microblogging, ou seja, os usuários fazem atualizações de textos com no máximo 140 caracteres. O suficiente para um anúncio de vagas.

“A grande vantagem é que antes o usuário tinha de ir no nosso site para verificar as vagas. Agora, com as nossas atualizações, se ele for nosso seguidor, fica sabendo na hora da oportunidade e só acessa o site se tiver realmente interesse na vaga”, explica o assessor de Marketing do site trabalhando.com.br Bruno Carone.

Ele informa que em menos de um mês de lançamento do serviço o Twitter da empresa já possui 2.500 seguidores. “Temos neste período mais de 400 vagas publicadas, só não sabemos quanto delas foram ocupadas por conta do Twitter porque não fazemos este controle”, informa.

Rui Belfort, diretor de operação da Jynx Playware, empresa do Porto Digital especializada na criação de games, diz que no setor de tecnologia a utilização de ferramentas de rede social estão mais do que consolidadas. Sua empresa utiliza todas, a exemplo do Facebook, Plaxo, LinkedIn também.
"Chegamos a conclusão de que este é o melhor canal para procurar profissionais. Muito mais eficiente do que espalhar cartazes pelas universidades. Recentemente divulgamos três vagas e uma já foi ocupada. Recebemos 60 currículos e, o melhor, é que todos com perfil de pessoas altamente capacitadas”, comentou.
Belfort afirma que apesar de o setor de tecnologia estar mais avançado neste tipo de networking, empresas dos mais variados setores já se utilizam da ferramenta de microblogging. “O melhor é que a busca se torna pró-ativa. O interessado também pode ir atrás das companhias. Recentemente precisei de um serviço da Receita Federal e vi que ela já está no Twitter divulgando suas novidades. Até as estatais estão usando o canal para divulgar seus concursos”, disse.

Na área de tecnologia a webdesigner Manuella Nejaim é uma das que conseguiram trabalho pelo Twitter. “Um amigo que eu não tinha contato há tempos me achou no twitter e começou a me seguir. Ele me mandou uma mensagem me oferecendo um trabalho temporário, eu aceitei, e terminamos de acertar tudo por e-mail”, conta ela.

Nenhum comentário: