..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

7.29.2009

Lucas Siqueira no Fórum Brasileiro de Educação Ambiental (RJ)

Caros amigos,

É com grande satisfação que lhes apresento o relato de nosso colaborador, o Colunista Lucas Siqueira. Ele é co-autor da coluna "Experiências em EaD", que vai ao ar todas as quartas aqui no blog [RH em Hospitalidade].

Estou muito feliz e gratamente surpreso com seu desenvolvimento e desenvoltura em apresentar um pôster assinado por nós dois na fórum. Trata-se de sua experiência representando nossa comunidade durante o Fórum Brasileiro de Educação Ambiental.Parabéns, Lucas! Obrigado pela permanente parceria!

Com a palavra, nosso congressista...

"Tracei a meta de participar do maior número de eventos relacionados a minha área de atuação e pesquisa possível. Tive a grande oportunidade de participar do VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, realizado no Campus UFRJ – Praia Vermelha, durante os dias 22 a 25 de julho, na capital fluminense.

Durante o Fórum realizaram-se cerca de 100 mini-cursos e oficinas, 10 mesas-redondas, 20 Jornadas Temáticas, Encontros paralelos, lançamentos de livros, shows musicais, festival de vídeos, apresentação de pôsteres, lançamento de livros e o lançamento do número 4 da Revista Brasileira de Educação Ambiental.

Foi montada uma grande estrutura para que o local pudesse comportar todas as atividades citadas acima, ao passo que os mini-cursos e oficinas foram realizados nas salas dos prédios da UFRJ.

A área de exposições reuniu todos os setores da sociedade civil, confirmando o compromisso de que todos devem estar envolvidos com a Educação Ambiental em todos os níveis.

O [RH em Hospitalidade], esteve presente. Foi representado por meio da apresentação de um pôster com o seguinte tema: Educação Ambiental: tema gerador de debates sobre a participação comunitária na gestão do turismo. Artigo de autoria minha e do meu colaborador Aristides Faria. O artigo tem como objetivo: fomentar reflexões acerca da Educação Ambiental (EA) enquanto tema gerador de debates que objetivam a compreensão da problemática do conflito no uso do espaço e a mitigação destes embates quando ocasionados pela atividade turística, sobretudo.

Acreditamos que a relação entre EA e Turismo deve ser indissolúvel, por isso nossas discussões sobre o tema e participações em eventos desse porte.

Também participei de duas oficinas ministradas durante o evento:

- Turismo e Educação Ambiental no Parque Nacional do Itatiaia – pelo professor do CEFET-MG, Daniel Hübner.

- Turismo solidário e voluntário como instrumento para a educação ambiental. – pelo professor do SENAC-RJ, Rafael Ângelo Fortunato.

As duas oficinas foram muito boas, a primeira foi interessante no sentido de voltar a ter notícias do Parque Nacional do Itatiaia, Unidade de Conservação na qual eu atuei como voluntário em 2008, porém não tive como retornar esse ano ainda.

Oficina de Turismo Solidário, foi muito interessante, pois se tratava de um assunto que eu não conhecia muito bem e que agora é algo que eu vou estudar bastante, pois por meio desse tipo de turismo é proporcionar distribuição da riqueza e promover a sustentabilidade em regiões pobres do país, como as favelas e o Vale do Jequtinhonha.

Realmente a participação no Fórum foi bastante positiva! Não foi possível permanecer até o final, mas consegui aproveitar bastante mesmo com outras coisas para resolver na cidade - sempre - maravilhosa.

Nossa próxima participação em eventos já tem data marcada. Será em novembro, entre os dias 17 e 22, quando acontecerá e Aracruz (ES) o Congresso Brasileiro de Ecoturismo.

Até lá!
Lucas Siquira!

Nenhum comentário: