
Gostaria de compartilhar um material bastante pertinente para ser usado em programas de sensibilização aos filhos de seus colaboradores e mesmo em suas casas. Trata-se da cartilha infanto-juvenil Escolha Freguês.
A cartilha enfoca a produção de alimentos orgânicos e a agricultura familiar. O lançamento (acontecido em 25/03/2006) marca o Dia do Brasil na 8ª Reunião da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP8), realizado naquela ocasião na capital paranaense.
..:: As ilustrações ::..
O cartunista Ziraldo desenvolveu este material para a Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA). A cartilha faz parte de um projeto maior do MDA, sendo um dos instrumentos para implementar o Programa de Agroecologia.
..:: Informações complementares ::..
O assessor técnico da SAF/MDA, Jean Pierre Medaets, explica que a cartilha foi concebida para a formação e educação do público urbano infanto-juvenil. Para o assessor, é importante trabalhar o tema Produção Ecológica e Agricultura Familiar junto às crianças e jovens, que serão consumidores nos próximos anos, para que eles “compreendam que o ato de compra deve ser consciente”.
Medaets destaca que a cartilha aborda o consumo de alimentos sustentáveis e, ainda, explica para o meio urbano uma ‘categoria’ de agricultores familiares preocupados em fornecer produtos de qualidade, com menor impacto ao meio ambiente. “Esta cartilha parte do princípio de trabalhar o consumo ambientalmente correto, socialmente justo, já que de um lado trata do sistema produtivo de base ecológica e, por outro, aborda a agricultura familiar”, reforça o assessor.
A expectativa da Secretaria é distribuir a cartilha para o maior número possível de consumidores infanto-juvenis. “Estamos traçando uma estratégia. Vamos buscar apoios para aumentar o volume de impressão destas cartilhas e estudar como será realizada a distribuição, que prevemos começar a partir de abril”, esclarece Medaets.
..:: Façam aqui o download do material ::..
Informações complementares obtidas junto a página do MDA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário