..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

7.14.2009

AdC: Santos (SP): Panorama Atual sobre a Regionalização do Turismo

Autor: Aristides Faria Lopes dos Santos. Consultor Independente na área de RH. Professor. Diretor de Comunicação da ABBTUR São Paulo. Bacharel em Turismo (UNISUL) e Especialista em Gestão de Recursos Humanos (UFSC). Contato: aristidesfaria@yahoo.com.br

Orientador: Prof. Esp. Lucas Siqueira

Artigo publicado nos anais do V Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Turismo (ANPTUR), realizado em Belo Horizonte, em 2008.

RESUMO
A infra-estrutura urbana do município de Santos, litoral paulista, não acompanhou o seu rápido crescimento demográfico e econômico a partir do século XIX. O objetivo deste estudo de caso é melhor compreender a atual fase de desenvolvimento turístico da cidade. Para alcançar tal intento, a pesquisa promove um estudo histórico do tripé Turismo, Qualidade Ambiental e Investimento público municipal no segmento, contextualizando-o no processo de regionalização. Iniciativas de promoção e de comercialização da imagem santista ao turismo deixaram de acontecer durante anos. Nos últimos dez anos, porém, essa situação tem sido alterada, inclinando uma mudança no perfil do visitante que procura a cidade de Santos. Isto se reflete nos investimentos feitos para a melhoria contínua da infra-estrutura turística e para o surgimento de novos empreendimentos turísticos. A partir da análise de dados estatísticos, confirma-se um incremento dos índices positivos de balneabilidade das praias de Santos, aumento do período de permanência e dos gastos médios dos turistas, além de um maior investimento da prefeitura local na Secretaria Municipal de Turismo.

_____
Caros colegas,

Esta postagem serve de modelo aos participantes da Academia do Conhecimento / Costa da Mata Atlântica. Note que ao preencher o formulário, as informações apenas serão transferidas para o presente blog, então sejam o mais breves e claros possível.

Um cordial abraço!
Sucesso sempre,
Aristides Faria

Nenhum comentário: