..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

2.05.2009

Relator e ministro discutem fim do fator previdenciário

Fonte: Agência Câmara

O relator do projeto que acaba com o fator previdenciário (PL 3299/08), deputado Pepe Vargas (PT-RS), se reúne às 15 horas com o ministro da Previdência, José Pimentel, e com representantes de centrais sindicais para discutir a proposta. A reunião ocorrerá no Ministério da Previdência.

Pepe Vargas pretende apresentar seu relatório na Comissão de Finanças e Tributação ainda neste mês. Em dezembro último, o deputado anunciou a intenção de alterar o projeto para diminuir o seu impacto nas contas da Previdência (Instituto Nacional de Seguro Social).

O relator já se reuniu com diversos segmentos da sociedade e com integrantes do governo para tentar encontrar uma alternativa viável que melhore as condições do trabalhador, sem prejudicar o equilíbrio das contas da Previdência.

O deputado tem avaliado a aplicabilidade da Fórmula 95, pela qual o trabalhador se aposenta com salário integral quando a soma do tempo de contribuição com a idade atingir 95 anos para homem e 85 anos para mulher.

Projeto polêmico
- O presidente da Câmara, Michel Temer, afirmou ontem que o projeto que extingue o fator previdenciário será um dos que entrará na pauta do Plenário, em um calendário de votação para temas considerados polêmicos.

Em vigor desde 1999, o fator previdenciário foi criado para desestimular aposentadorias precoces. O fator é uma fórmula de cálculo das aposentadorias que diminui o benefício para aqueles que se aposentam por tempo de serviço e não por idade.

Nenhum comentário: