..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

2.06.2009

Cinco toques com... Daniela Flores

O blog [RH em Hospitalidade] apresenta quinzenalmente um espaço de entrevistas chamado “Cinco toques com...”. O pessoal que acompanha nossas publicações deve estar estranhando esta edição, pois ela é uma reapresentação. Eu explico! Trata-se de edição especial, que traz uma interessante entrevista com a Professora Msc. Daniela Flores. É a primeira vez que temos a oportunidade de entrevistar uma Docente tão experiente aqui em nossa comunidade então não quis perder tempo. Compartilho mais uma vez com todos aqui do blog!

O projeto "Cinco toques com..." trata-se de um espaço de entrevistas rápidas com pessoas do trade turístico e com profissionais de RH acerca de seu momento na carreira, as perspectivas do mercado e projetos futuros. Com a palavra, o pessoal um com o pé no mercado, atualizado com o que acontece nos diversos segmentos da Hospitalidade Comercial.

Aristides Faria: Olá Daniela! É um enorme prazer poder compartilhar com o pessoal de nossa comunidade um pouquinho de sua experiência no segmento de hotelaria. Você que, além de minha amiga pessoal, é um espelho para minha vida profissional! Seja muito bem vinda. Comece contando um pouco de sua vida profissional, por favor.
I - Daniela Flores: Iniciei minha carreira trabalhando em Agência de Publicidade, Escritório de Arquitetura e em Hotéis, mas me encontrei na docência superior onde atuo desde 2000 como professora, supervisora de estágios, coordenadora de curso e pesquisadora. Nesta carreira consigo estar sempre atualizada e desenvolver atividades diferentes e atuar ainda em educação ambiental e responsabilidade social.

Aristides Faria: Acompanhei a defesa de sua defesa de dissertação de Mestrado em Administração na UNIMONTE – o que já é uma grande conquista (pelo menos aos mortais). Como foi a experiência de logo em seguida ingressar no Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU USP?
II - Daniela Flores: Foi mais um desafio que encarei e venci com um trabalho sobre Santos e a Rua XV de novembro, tratando as mudanças de paisagem ao longo do tempo. Nos meus mestrados sempre fiz um link às questões ambientais. Sendo o da Administração o gerenciamento de resíduos sólidos em Hotéis.

Aristides Faria: Atualmente você leciona em quais cursos? Todos em São Paulo? Não estou diretamente inserido no mercado paulistano, então lhe pergunto – por sermos um blog ligado à área de RH – como você sente que está a inserção dos bacharéis em Turismo e Hotelaria no mercado? Os empregadores vêm tendo uma aceitação legal da moçada mais jovem?
III - Daniela Flores: Hoje ministro aulas no SENAC nos cursos de Hotelaria e Gastronomia e na Universidade São Marcos em Arquitetura. Todos em São Paulo. O mercado do Turismo em que a Hotelaria está inserida é um mercado em ascensão no mundo, onde a única barreira é o idioma. Então quem não tem medo de novos desafios, gosta de aprender sobre novas culturas e não tem problemas com disponibilidade e flexibilidade, sendo jovem ou com mais idade é muito bem aceito neste mercado.

Aristides Faria
: Enquanto educadora, qual prospecção você faz do segmento de educação à distância (EaD)? A internet 2.0, que possibilitou vivenciarmos a produção do conteúdo, é um meio para aumentar o nível cultural dos profissionais de nível operacional? E dos de nível gerencial? Conte-nos como está investindo nesta área, por favor.
IV - Daniela Flores: Eu acredito que EaD seja a solução de problemas de capacitação, treinamento e atualização para os profissionais da área, seja no nível operacional ou no gerencial. Eu como educadora utilizo plataformas de EaD nos cursos que ministro, com conteúdos e chats. É uma área promissora.

Aristides Faria
: Costumamos encerrar nossos cinco toques humildemente pedindo dicas. Então vamos lá! Quais dicas você daria ao pessoal que está interessado em trabalhar em nosso segmento? Você entende que cursos técnicos são a “solução” para o descontentamento dos bacharéis (de diversas áreas) quanto às médias salariais?
V - Daniela Flores: Acredito que para se trabalhar em Turismo e Hotelaria o profissional tem que amar a profissão e sonhar em alcançar seus objetivos. Sempre utilizo os pilares do Disney que são: Sonhe, Acredite, Ouse e Faça. Então é isso que eu sugiro, que as pessoas saibam o que querem e que lutem com dignidade para conquistar seus sonhos e que para isso sejam disponíveis, flexíveis, gostem muito de aprender e de pessoas. Assim acho que mostraremos ao mercado a diferença de um profissional da área e um não profissional, assim aumentaremos as contratações de profissionais e haverá uma valorização natural da profissão.

Nenhum comentário: