..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

2.20.2009

Clima organizacional é percebido de maneira diferente por colaboradores

Por: Flávia Furlan Nunes - Portal Administradores

O ambiente de trabalho pode ser o mesmo para todos, mas cada um o percebe de uma maneira diferente, de acordo com o consultor da LCZ Desenvolvimento de Pessoas e Organizações, Paulo Celso de Toledo Júnior. "O ambiente será aquilo que você construir a partir de suas percepções", disse.

De acordo com ele, muitas empresas não percebem a importância de entenderem como os profissionais enxergam o ambiente em que trabalham. "Afinal, são as pessoas que corporificam as empresas e o fazem segundo suas percepções. A perenidade sustentável das corporações depende, cada vez mais, da compreensão integrada do papel que todos os interessados exercem sobre ela", explicou.

Pesquisa

Para detectar a percepção da equipe sobre o ambiente da empresa é que se aplica uma Pesquisa de Clima Organizacional. Ela traz informações estatísticas e quantitativas essenciais, mas não conclusivas. É preciso ir muito além de números frios. "Enfim, por que alguns estão satisfeitos e outros não, sendo que a empresa é a mesma para todos?". É preciso responder os motivos.

Encontrar a resposta implica estabelecer um sistema de pesquisa organizacional mais amplo. É necessário encontrar diferentes formas de ouvir, continuamente, a manifestação das percepções de colaboradores, clientes/fornecedores e demais interessados.

"E, para dar mais significado à existência de um sistema de pesquisa organizacional, o processo deve alimentar um sólido programa de gestão de clima. Afinal, o clima também ajuda a determinar se os recursos organizacionais serão usados produtivamente para o sucesso dos negócios e sustentabilidade da organização".

Nenhum comentário: