..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

2.11.2009

Planejamento de carreira: Avalie todo dia!

Empregos Catho Online

Avaliar a carreira deve ser uma ação contínua na vida de qualquer profissional. Procure sempre fazer uma auto-análise no que se refere ao desenvolvimento da sua carreira.

Partindo do autoconhecimento você poderá traçar o seu planejamento de carreira de forma estruturada.

Abaixo estão alguns pontos que você deve observar em sua auto-avaliação no seu planejamento de carreira.

Valores

Quais os aspectos da sua vida que você valoriza e que o fazem feliz? Para algumas pessoas, o status social é um valor fundamental; já para outras, abrir mão da qualidade de vida pode ser sinônimo de profunda insatisfação. Quanto quer ganhar? Como quer trabalhar: como empreendedor, como empregado, em casa ou como autônomo?

Perfil

Qual é o seu perfil profissional? Se para você for difícil identificar sozinho, busque fazer uma avaliação com os instrumentos existentes no mercado: MBTI, INSIGHT, PREDON, PPA, QUATI, ARSEM etc.

Procure também listar suas principais habilidades e competências. A avaliação de perfil trará a você subsídios para que identifique a melhor função a ser exercida por você (de comando, de análise, de coordenação, de orientação etc.)

Posicionamento no planejamento de carreira

Qual o traço marcante que você apresenta no seu desempenho profissional e que o torna diferenciado? Saber aproveitar o que tem de mais particular em termos de desempenho é de fundamental importância para uma colocação de sucesso no mercado e para sua carreira.

Conhecimentos

Faça um mapeamento dos conhecimentos que já acumulou:

- conhecimentos adquiridos em sala de aula
- técnicos da sua área, de outras áreas que não a de sua formação
- conhecimentos adquiridos no campo de trabalho
- ferramentas administrativas, programas, técnicas de liderança, planejamento, métodos de gestão administrativa.

Missão

Procure definir sua missão. Da mesma forma que as empresas definem suas missões no desenvolvimento do planejamento estratégico, é de fundamental importância que, num planejamento de carreira, o profissional tenha em mente qual o seu propósito de vida.

Visão

Saber onde quer chegar é imprescindível para manter o foco da carreira. Sem essa percepção, o desalinhamento das ações pode se tornar uma constante, promovendo desvios importantes na evolução da carreira.

Análise do currículo


Mais do que avaliar a formatação de um documento, analisar o currículo refere-se a observar o foco, a coerência, as ausências de pontos importantes, as pontuações desnecessárias. Relacionar as realizações profissionais e seus resultados é um item da maior importância na construção de um bom currículo.

Análise do mercado

Conheça as necessidades do ramo em que está inserido. A partir daí, poderá buscar as reais oportunidades que o mercado oferece.

Plano de ação

Estabeleça as ações de curto, médio e longo prazos, em busca dos objetivos traçados. Aqui entrarão os cursos a serem desenvolvidos, o aprimoramento de conhecimento em línguas, a busca de mudanças internas na empresa (áreas, setores, papéis), um redirecionamento de carreira, a busca de uma nova colocação no mercado.

Nenhum comentário: