..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

2.20.2009

Começo de ano: cinco dicas para organizar suas atividades no trabalho

Por: Flávia Furlan Nunes - InfoMoney

Depois das festas, de um tempinho com a família e os amigos, voltar ao trabalho não é uma das tarefas mais fáceis. Muitas atividades estão acumuladas, algumas urgências já estão com prazo esgotando e a sensação de estresse e correria começa a reaparecer.

"Se você é uma das pessoas que está tentando organizar o seu trabalho e cumprir a sua agenda, não se desespere, isso é possível. Você precisará reservar um tempinho para se planejar, utilizando uma agenda de sua preferência para escrever tudo que deve ser feito", disse o especialista em produtividade pessoal e empresarial, Christian Barbosa.

De acordo com ele, não é indicado deixar na cabeça o que deve ser feito, negligenciando a anotação das prioridades.

Cinco dicas

Confira abaixo as cinco dicas dadas por Barbosa para quem começou 2009 a todo vapor:

Urgências: ao contrário do que indicam os cursos de administração de tempo, o especialista orienta os profissionais a focarem em suas urgências e não no que é importante. Na prática, se deixar as urgências de lado, elas crescem e tomam conta do tempo. "Foque em resolver tudo que for problema de uma vez, para depois ter tempo de trabalhar no importante".

Prioridades: um dia não deve ser planejado, mas sim priorizado, em ordem numérica de acordo com o trabalho a fazer. "Planejar o dia é uma ilusão, pois é impossível evitar que as circunstâncias e urgências ocorram tentando planejá-las em cima da hora. O planejamento deve ser feito para no mínimo três dias para frente".

Vilões: quando se volta de um tempo afastado do trabalho, é comum encontrar um e-mail lotado. Escolha um período do dia para checá-los e destine o tempo somente para esta atividade. Mova os importantes para pastas específicas, marque as atitudes que terá de tomar depois da leitura e apague aqueles que não terão utilidade.

Fim de ano: "Realmente leva um tempo para voltar ao ritmo habitual, por isso, comece priorizando as coisas mais fáceis, simples e de rápida execução. Isso vai ajudar você a começar a entrar no ritmo".

Distrações: Navegar na internet, conversar com os colegas e fazer brincadeiras causam desvio de atenção. Uma vez perdido o foco no trabalho, é difícil voltar à plena concentração. "Quanto mais focado estiver, melhor será o resultado do seu trabalho e mais produtivo será o seu dia. Agora no começo, não pegue pesado com você, não lote seu dia de atividades, distribua atividades de lazer ao longo da semana, procure retomar aos poucos seu ritmo".

Nenhum comentário: