..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

2.04.2009

Ambiente de trabalho: existe momento adequado para usar o feedback e o diálogo!

Por: Flávia Furlan Nunes - InfoMoney

Reflita sobre algumas questões: quantas vezes você teve vontade de dizer o que pensa no trabalho, mas acabou não falando? Você comenta quando alguém faz algo de que não gosta? Alguma vez, já fez o trabalho que outra pessoa deveria ter feito? Já se sentiu desconfortável para pedir ajuda ou fazer uma crítica?

As questões foram elaboradas pelo psicólogo e consultor de empresas, Rogerio Martins, e têm como objetivo mostrar situações que estão relacionadas diretamente com nossas atitudes e com a comunicação.

"A comunicação tem papel fundamental na vida de qualquer pessoa, pois é diretamente responsável por nossa sobrevivência. Nas organizações, as falhas de comunicação têm sido fonte dos maiores problemas para administração dos negócios. O fato é que a maioria das pessoas não sabe se comunicar de forma adequada", explicou.

Diálogo ou feedback

Muitas empresas, de acordo com o psicólogo, se orgulham em dizer que fazem feedback diariamente com a equipe, mas sequer sabem o significado da palavra. "Feedback é uma técnica muito eficaz de gerenciamento, mas tem suas regras. Quando é mal aplicada, torna-se desmotivadora".

Além do feedback, que está na moda, existe uma ferramenta muito eficaz e mais antiga para lidar com as falhas de comunicação: o diálogo. "É aquela forma de conversar com as pessoas sem comprometimento, sem regras, sem formalismo, sem avaliações. Esse sim pode e deve ser aplicado diariamente".

"Comece agora. Converse com as pessoas mais próximas emitindo suas opiniões a respeito do que acontece no dia-a-dia. Fale, sem medo, do que gosta e do que não gosta da atitude dos outros. Sem apontar falhas, apenas suas preferências", disse o consultor.

Para finalizar: use o feedback para gerenciar as pessoas e, quando quiser simplesmente se relacionar no trabalho ou na vida social, use o diálogo!

Nenhum comentário: