..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

2.11.2009

Pesquisa ajuda empresas a conhecer melhor o quadro de funcionários

Por: Pollyanna MeloPortal Administradores

Os primeiros sinais de enfraquecimento da atividade econômica em conseqüência da crise financeira fizeram muitas empresas adotarem planos de contingências e redução de custos – inclusive na força de trabalho. O problema é que muitas empresas, grandes ou pequenas, nem sempre sabem por onde começar – e correm o risco de demitir funcionários que farão falta inclusive para gerenciar a crise.

Decifrar e entender o DNA de cada organização é o foco da Pesquisa Brasileira em Gestão de Capital Humano, realizada há 14 anos pela Sextante Brasil, consultoria especializada na gestão de pessoas e RH. As inscrições para a nova edição da pesquisa foram abertas em janeiro e se estendem até março.

Com a crise financeira, muitas empresas estão procurando conhecer melhor o DNA delas mesmas, conhecer a fundo as características do quadro funcional”, explica Rugenia Pomi é co-fundadora e diretora executiva da Sextante Brasil e da Genesis Desenvolvimento e Potencialização Humana. “Isso é importante para acertar nas ações”, conclui.

Para 2009, apesar de as empresas estarem mais atentas para novos gastos, a tendência é que os serviços estratégicos para reorientação da força de trabalho ganham destaque e procura.

A Pesquisa Brasileira em Gestão de Capital Humano, realizada anualmente com cerca de 80 a 90 empresas brasileiras de portes variados, analisa mais de cem indicadores sobre RH e gestão de pessoas. Ao participar, a Sextante fornece uma radiografia completa da empresa, inclusive com comparações com o mercado dela e com o desempenho das melhores companhias do Brasil em todos os indicadores, como treinamento, investimento em pessoas, contratação, política salarial e de remuneração, entre outros.

Nenhum comentário: