..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

2.20.2009

Comprovação de idiomas é diferencial no mercado de trabalho

Por: Pollyanna Melo - Portal Administradores

São milhares as empresas multinacionais instaladas no Brasil que exigem a apresentação de uma certificação internacional do domínio da língua inglesa para novas contratações. Esta exigência contribui para que o número de brasileiros que prestam estes exames tenha crescido significativamente nos últimos dez anos. No último dia 30, foram divulgados os resultados das avaliações da Cambridge ESOL, instituição da Universidade de Cambridge que oferece exames de diversos níveis para certificar o domínio da língua inglesa. As inscrições para novos exames vão até o dia 28 de março.

Em 1997, cerca de 600 mil candidatos mundiais prestavam exames internacionais a fim de certificar o domínio da língua inglesa. Com a valorização que as empresas multinacionais têm depositado nestas certificações, o número de inscritos tem crescido de forma expressiva. Em 2007, foram dois milhões de candidatos a participar de provas deste perfil, de acordo com o presidente do BRAZ-TESOL Regional Chapter Curitiba (a regional Paraná da maior associação brasileira de professores de Língua Inglesa) e diretor do CLP – Centro de Línguas Positivo, Luiz Fernando Schibelbain.

Diferencial no Mercado de Trabalho

De acordo com a Cambridge ESOL Brasil, regional brasileira da Cambridge ESOL, situada em São Paulo, o número de corporações que reconhecem ou exigem os certificados da instituição para novas contratações cresce a cada dia. No Brasil, entre as empresas multinacionais que reconhecem os certificados da Cambridge ESOL para propostas de emprego estão a Nestlé, Shell, Xerox, Canon, Adobe, Asea Brown Boveri, Hoechst, Lloyds Bank e Price Waterhouse.

Para o diretor do CLP, o benefício da certificação de Cambridge para quem deseja se destacar no mercado de trabalho é garantido. “Imagine um funcionário do departamento pessoal de uma multinacional lendo diversos currículos com a mesma informação: inglês fluente. Isso não garante nada, eles vão precisar comprovar esta fluência por meio de entrevistas. Agora, quando se recebe um currículo com o inglês certificado pela Cambridge ESOL, a comprovação é imediata”, esclarece Schibelbain.

Nenhum comentário: