..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

6.17.2009

Experiências em EaD: Novidades em breve

Por: Aristides Faria & Lucas Siqueira

Gostaria de aproveitar esta oportunidade para comentar as novidades dos últimos dias, mas principalmente as que afetarão – positivamente – nossa coluna. Alcançamos a milésima postagem em nosso blog, o que representa muito trabalho e muitas horas de leitura, seleção e formatação.

A maior parte destes artigos é de autoria de terceiros, “clipados” de fontes importantes, relevantes e de credibilidade. Todos passam por nosso crivo e, naturalmente, pela avaliação de notáveis Editores profissionais. Aqueles que assinamos – um texto por dia – são responsavelmente acompanhados de nossa identificação e uma década de empenho. Não que isto seja garantia, mas demonstra que estamos envolvidos e comprometidos com a gestão da qualidade da informação que compartilhamos em nosso cyberspace.

Aristides Faria: vinha pensando em algumas alterações que gostaria e precisava implementar em nosso blog. Há quem duvide, mas na mudança de Lua (cheia para minguante) da última semana recebi alguns insights e informações interessantes sobre o que poderia realizar de diferente em nosso negócio. Estamos executando.

Uma delas é a reformulação de nossa proposta de Educação a Distância, o curso “Gestão de Equipes em Turismo, Hotelaria & Gastronomia”. O curso tem duração de cinco semanas e é oferecido em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle. O curso tem duração estimada de 40h, sendo 1:30h de duração por dia útil de estudos. Tranqüilo, não? Iremos renovar a proposta com a ajuda e participação da Profa. Paula Nora, que passará a trabalhar como Tutora também. Inclusive, ela já estrelou nosso espaço de entrevistas "Cinco toques com..."

A outra novidade é a participação do co-autor desta coluna, Lucas Siqueira, enquanto Co-proprietário de nossa comunidade no Orkut. Vamos tirar um pouco o foco diretamente do blog para enveredar esforços nas atividades paralelas.

Estamos no ar há um ano e meio. E é uma enorme satisfação escrever e sentir a leitura, a participação dos caros colegas. Estou bastante contente com a interatividade que alcançamos neste curto espaço de tempo! Compartilhem sempre seus comentários!

Lucas Siqueira: Acredito que agora concluímos a primeira etapa em relação a coluna, falando de nossas experiências como alunos e tutores de cursos a distância e citando exemplos que julgamos serem válidos para compartilhar com os leitores que se interessam por esta modalidade de ensino. O objetivo principal é desmistificar a EaD e demonstrar que ela é tão representativa - ou até mais - que o ensino presencial.

O ensino e o aperfeiçoamento devem ser democratizados, muito provavelmente se não fosse a EaD, eu continuaria apenas como mais um bacharel em Turismo dentre tantos que são jogados no mercado ano após ano, que no Brasil é algo bastante desfavorável.

Já conversei com o meu amigo Aristides, que a partir do mês que vem a coluna terá outras novidades, pois acredito que eu atue diretamente com a EaD a partir do segundo semestre. Isso agregará um valor muito grande às postagens da coluna, afinal serão novas experiências e exemplos utilizando uma expressão mais popular! Vamos dar um gás na coluna!

Um abraço e sucesso sempre!

Confiram aqui a referida proposta em EaD que desenvolvemos!

Nenhum comentário: