..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

6.18.2009

Tendências do Turismo: Formação das parcerias

Por: Aristides Faria

Este artigo é a décima sexta edição de nossa coluna. Alcançamos esta semana a milésima postagem no blog [RH em Hospitalidade]. É interessante analisar os meios que percorremos para atingirmos tal marca, que não era uma meta. A principal reflexão que desenvolvo acerca do assunto é sobre as parcerias que formamos ao longo de um ano e meio para superarmos as mil mensagens.

Notem! São escritas cinco colunas semanais, sendo duas destas quinzenais, intercalando-se às sextas. Há uma nova em fase de planejamento, que irá ao ar aos sábados. Prezamos até agora o volume de informação, que acaba – talvez não tão naturalmente assim – por gerar tráfego, acessos ao blog. Além destes artigos, compartilhamos vídeos, slide shows, notícias e textos de terceiros, clipados a partir de fontes de alta credibilidade.

Todo este emaranhado de informações gerou mil postagens. Parece existir uma certa desorganização. Se eu estivesse sozinho neste trabalho isso seria verdade. Contudo, são cerca de trinta parceiros envolvidos de algum modo com nosso trabalho. Aliás, o blog é “apenas” uma interface para comunicação, envolvimento. Há um complexo negócio de assessoria em gestão de pessoas por trás de tudo isso, centralizando a operação.

A partir do dia 15 de junho, quando alcançamos a referida marca, passamos a focar em atividades marginais, paralelas ao blog. O objetivo é investir mais tempo, atenção e força intelectual em nossos parceiros e em redes sociais como Orkut e Twitter.

O motivo deste sucesso ou, pelo menos, destaque são as parcerias. A formação destas alianças vem sendo conduzida – hora por mim, hora pelos colegas – com base no princípio “ganha-ganha”, em que todos se beneficiam dos esforços colaborativos.
Penso que ao optarmos por um determinado tipo de parceria traçamos o destino de toda a aliança. Já conversamos em nossa coluna “Tendências do Turismo” que fatores como confiança e competências complementares fundamentam as alianças de sucesso e longo termo. É por isso que julgo o assunto como uma tendência. Aparentemente não é, mas saber e aprimorar-se em estabelecer, conduzir e saber ser conduzido em parcerias é/será o grande diferencial mercadológico de profissionais e empresas não só do segmento do Turismo.
Gosto de lembrar que o projeto do blog nasceu um tanto desacreditado, inclusive por mim. Surgiu apenas da necessidade pessoal/profissional de criar algo que preenchesse algumas lacunas em minha vida pessoal e profissional. Isso não garante sucesso nem para o melhor produto ou serviço que possa existir.
Apenas após algumas semanas consegui começar a convergir contatos/parceiros antigos, conhecimentos já guardados, projetos já arquivados e tidos como mortos, além de um ideal antigo: o de um RH focado em Turismo & Hotelaria. Apenas após algumas semanas notei que existia uma grande oportunidade também. Oportunidade de negócios!

É uma tendência – ou deve ser –, então, formar parcerias de longo prazo, perseverar e investir toda sua coragem em seus ideais, ainda que estes estejam um tanto empoeirados. Sigamos em frente! Sempre!

Nenhum comentário: