..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

5.04.2009

Simpósio sobre Formação e Atuação Profissional em Turismo, Lazer e Hospitalidade

Aconteceu nos dias 27 e 28 de abril o Simpósio sobre Formação e Atuação Profissional em Turismo, Lazer e Hospitalidade (Faptur). O evento foi realizado pelo curso de graduação em Lazer e Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP) e foi presidido pelo Prof. Dr. Marcelo Vilela de Almeida.

Durante o período das manhãs aconteceram oficinas técnicas e nos períodos de tarde e noite conferências e mesas de discussão. Ao todo realizaram-se oito oficinas temáticas e quatro conferências. Em paralelo aconteceu a exposição de painéis científicos, sendo publicados aproximadamente quinze pesquisas.

Particularmente, estive envolvido em duas destas publicações. A primeira delas não é inédita, chama-se “Desenvolvimento turístico em Cubatão (SP)”. Este artigo foi publicado no Fórum de Turismo do Espírito Santo, em Vitória (ES), no ano de 2008. A autoria do trabalho leva o nome das Mestres em Turismo (UCS) Paula Nora e Bianca Pugen. A segunda publicação – esta sim inédita – chama-se “Quebra de paradigmas profissionais por meio de treinamentos empresariais ao ar livre”. Além de mim, são autores deste relato de experiência: Renato Marchesini e Renata Antunes da Cruz, da Caiçara Expedições e Thaís Petroff, da OverView Solutions.

O trabalho sobre os treinamentos vivenciais ao ar livre é uma iniciativa paralela ao produto “Treinamento EcoEmpresarial ao ar livre”, que é uma parceria entre a Caiçara Expedições e as consultorias [RH em Hospitalidade] e OverView Solutions. Além da publicação científica acerca da fundamentação teórica que suporta tal produto, é publicada semanalmente uma coluna sobre a temática. Os textos vão ao ar simultaneamente pelo website Outro Lado da Notícia e nos blogs da ABBTUR São Paulo e [RH em Hospitalidade]. O objetivo é sensibilizar o grande público quanto aos benefícios da socialização em ambientes naturais ao desenvolvimento de competências e habilidades importantes ao aprimoramento profissional.

O Simpósio teve como apoiador a Central do Estudante CVC e agência oficial a Stylo Viagens. A ABBTUR São Paulo trabalhou como secretaria executiva do evento. Para detalhes sobre a organização do Faptur, visite a página da ABBTUR São Paulo.

Um forte abraço!
Sucesso sempre,
Aristides Faria

Nenhum comentário: