..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

5.11.2009

Como avaliar uma proposta de emprego?

Por: Adriano Silva - Blog Manual do Executivo Ingênuo - Portal Exame

Uma amiga headhunter, que eu já citei aqui no blog, dona de entusiasmados e penetrantes olhos azuis, me ensinou uma vez como raciocinar ao receber uma proposta de emprego. Diante de uma nova oportunidade, como decidir se você vai ou se você fica? Como reduzir as chances de se arrepender da sua escolha, qualquer que seja ela? O que ela me disse eu guardei para mim como as três regras de ouro na hora de trocar (ou não) de emprego.

1. QUEM

Segundo ela, a primeira e mais importante questão a ser analisada é com quem você vai trabalhar. Quem será o seu chefe? Esse sujeito tem o poder de tornar sua vida um paraíso ou um inferno. Então analise bem como ele funciona, qual é o seu estilo, quais são os seus valores. Que tipo de relação você tem ou terá condições de desenvolver com ele? Analise também as pessoas com quem você vai trabalhar. Qual é a cultura daquela organização? Você será feliz naquele ambiente? Aquilo ali é feito para você?

2. O QUÊ

Se você obtiver uma resposta positiva em relação à primeira questão, faça a segunda análise: qual é o projeto para o qual você está sendo chamado? Qual é a substância do trabalho que estão oferecendo a você? O que você vai fazer lá lhe fará feliz? Como isso se compara em relação ao que você faz hoje? Como será o seu dia-a-dia? O desafio lhe fará pular feliz da cama todo dia de manhã?

3. QUANTO

Se, e somente se, a conversa sobreviver a essas duas primeiras questões, passe para a análise da terceira: quanto você vai ganhar? Qual a recompensa que lhe está sendo oferecida? O salário, os bônus, os benefícios, são atrativos? Valem o risco de saltar de árvore?

Eu quero dizer a você, de peito aberto, que todas as vezes que eu desobedeci esta sequência e me deixei iludir pelo canto da sereia, seja a da grana, a do glamour ou a da novidade, me dei muito mal. Portanto sugiro fortemente que você anote a ferro e fogo essa regrinha simples. Ela é extremamente útil e pode lhe livrar de muitos escorregões e arrependimentos.

Nenhum comentário: