..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

5.06.2009

Experiências em EaD: Destaque no Jornal Nacional

Por: Aristides Faria & Lucas Siqueira

Definitivamente, a educação à distância é um dos meios para sanar as diferenças regionais brasileiras tanto em termos de acessos ao sistema educacional, quanto na questão do acesso a informação geral, globalizada.

O primeiro tópico é, por certo prisma, mais urgente. Trata-se do ensino formal e dos níveis fundamental e médio. Além disso, urge, pois infelizmente ainda há pessoas vivendo na escuridão do analfabetismo. Já o segundo ponto, menos urgente, mas não menos importante, refere-se à oportunidade de poder participar da aldeia global. É o passo para dentro do espaço cibernético e do engajamento nas redes sociais de ensino, aprendizagem e colaboração.

Aristides Faria: Na noite do último dia 28 de abril, Dia Nacional da Educação, o Jornal Nacional (Rede Globo) apresentou uma matéria dedicada ao assunto. Assisti apenas hoje, quarta (06) dia da publicação do presente texto, e fiquei bastante contente por dois motivos, a saber: pela festividade do dia simbólico à educação (afinal sou professor) e, também, pelo destaque proporcionado a modalidade distancial, à qual nos dedicamos mais semanalmente em nossa coluna.

Disponibilizo o vídeo da matéria ao final do texto. Vale a pena conferir o conteúdo! Basta clicar para iniciar a visualização aqui no [RH em Hospitalidade] mesmo. Bem, gostaria de destacar três informações muito bacanas e, talvez, mais relevantes inerentes ao referido vídeo.
Índice de matriculas: entre os anos de 2004 e 2007, a região Norte brasileira, apresentou um incremento da ordem de 940% no número de alunos matriculados em todos níveis de ensino;

Estado do Amazonas: o número de alunos de educação básica, ensino de jovens e adultos e educação profissionalizante cresceu de 150 para 240 entre os anos de 2004 a 2007, uma taxa de 63%;

Exemplo de determinação: o ex-vidraceiro Paulo Cavalcanti se formou pelo Tele Curso 2000 (ensino médio) e ingressou no curso superior de filosofia. Ao se formar tornou-se Tutor Conteudista de EaD, assinando a autoria do próprio material didático do Tele Curso.


Lucas Siqueira: Ter uma série especial de matérias no telejornal mais popular do país, só comprova que a educação a distância é uma realidade e possui grande relevância em nosso país continental. Como meu amigo Aristides observou bem, a EaD é fundamental para sanar as diferenças regionais brasileiras, que se agravam com a dificuldade de deslocamento interno que ainda possuímos. É fácil entender porque a região norte é líder no índice de matrículas, em uma região cortada por rios volumosos, as principais vias de acesso sãos os rios. Porém uma viagem de barco pode durar vários dias, dificultando a obtenção de conhecimento. Nesse sentido, a EaD é algo que auxilia na formação educacional dos habitantes da região citada. Se não é possível o deslocamento, é necessário utilizar o maior número de tecnologias disponíveis para alcançar êxito na formação de seus estudantes e profissionais.

Quanto ao exemplo do Professor Paulo Cavalcanti, isso nos motiva ainda mais a continuar apostando, investindo e acreditando na EaD!

Conheça aqui a proposta de EaD do [RH em Hospitalidade].

Nenhum comentário: