..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

5.18.2009

O maravilhoso mundo das mídias sociais!

Por: Alvaro Jorge Martins Nassaralla - Blog Comunicar e Vencer

Todos nós, internautas, estamos maravilhados com o poder e a capacidade de trocar conhecimento em rede, ampliado de forma exponencial pelas mídias sociais.

No entanto, hoje, ao fazer uma aula de Pilates de Solo, o professor comentou que Platão ficava girando por trás dos seus alunos sentados em círculo para que todos tivessem suas percepções e o aprendizado alterando o foco constantemente.

Esse comentário me fez enxergar as mídias sociais também por esse lado. O mais incrível delas não é encontrar rapidamente várias idéias ou respostas para um problema, que as mídias sociais nos permitem. Isso também é fascinante. Mas talvez o mais incrível sejam as informações que não solicitamos vindo de encontro a nós.

Por exemplo, no Twitter, o conhecimento vem rapidamente a nós de diversos ângulos, já que cada pessoa tem sua carga de conhecimento e especialização. Então, quando penso que estou certo sobre algum assunto ou ação em marketing, ao receber twitadas de profissionais de designer, administração, informática ou de qualquer outra especialidade, vejo que sempre há uma outra maneira de fazer as coisas, ou estrategicamente posso atacar o problema por outro ponto de vista com possível efetividade maior.

Outro exemplo que o professor de Pilates deu, foi o do Leonardo da Vinci (ih, agora não tenho se foi ele!). Ele construiu uma sala com doze portas e quando empacava diante do projeto em que trabalhava, ele saía por uma porta e entrava por outra. Assim, promovia um deslocamento do seu ponto de vista, que havia travado em uma determinada “direção” do pensamento.
Uma idéia que me ocorreu agora é que podemos promover mídias sociais de voluntariado sócio-ambiental. Ou seja, por exemplo, uma Instituição lança o desafio de fazer uma ação. Todas as pessoas inscritas podem, além de se comprometerem a alguma ação específica, também contribuir com idéias para maximizar a ação, indicarem conhecidos que podem solucionar ou ajudar na confecção de alguma peça necessária a ação, indicarem instituições e empresas que possam ajudar com permutas de produtos ou mão-de-obra, etc.

Bem, é isso; espero muitos pontos de vista discordantes ou intrigantes para pensarmos em novos usos ou ferramentas das mídias sociais.

Deixo meu blog a disposição para comentários e debates!

Comunicar e Vencer Marketing Estratégico
Para Quem Quer Ser Um Campeão de Mercado

Nenhum comentário: