..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

5.01.2009

Aprenda como se comportar em uma entrevista de emprego

Por: Pollyanna MeloPortal Administradores

Para a maioria das pessoas que procuram um emprego, a entrevista é sempre um momento de tensão e de nervosismo: o profissional quer passar a melhor impressão ao entrevistador, mas conseguir isso pode ser muito complicado se ele não estiver preparado.

Por isso, é importante seguir algumas regras simples que podem fazer a diferença entre ser ou não a pessoa escolhida para ocupar a posição:

- Pesquisar com antecedência dados sobre a empresa, inclusive como chegar ao local da entrevista, faz com que você esteja mais preparado, diminui a sua ansiedade e evita situações de estresse desnecessárias que podem afetar seu desempenho.

- Nunca esqueça que uma entrevista é uma situação formal e que a primeira impressão do entrevistador sobre o candidato influencia na sua decisão. Por isso, capriche na apresentação pessoal. “Mulheres não devem usar decotes, maquiagem e perfume muito fortes nem saia acima do joelho; homens devem usar terno e gravata e ter a barba bem feita”, explica Marlene Amorim, consultora da Career Center.

- Fique atento à forma como você se comunica: é fundamental transmitir segurança, simpatia, entusiasmo e disposição. Para tanto, fale de forma tranquila, não gesticule demais e preste atenção no que é perguntado.

- Não deixe que suas emoções e seu nervosismo prejudiquem o seu desempenho: nunca critique as empresas onde trabalhou anteriormente e fique atento para não admitir pontos negativos que possam prejudicá-lo.

- Esteja preparado para falar de seus pontos fracos. “As empresas sabem que nenhum profissional é perfeito: elas buscam profissionais que têm consciência de seus pontos fracos e que trabalham para superá-los”, afirma Marlene.

- Prepara-se também para falar sobre os seus objetivos profissionais para o futuro. Mostre que você sabe exatamente aonde quer chegar e que está focado na busca de seus objetivos.

- Encare a entrevista não como uma ameaça, mas como uma oportunidade de mostrar a sua capacidade e competência: aproveite as perguntas do entrevistador para contar tudo o que já realizou em outros empregos, como agiu em situações decisivas e quais foram os resultados alcançados.

- Tome cuidado para não se mostrar arrogante na entrevista: é importante demonstrar autoconfiança e segurança, mas sem exageros. Também não seja excessivamente humilde: deixe claro que você trouxe muitos resultados em suas experiências de trabalho anteriores.

- Por fim, sobre o tema “salário”: espere que o entrevistador aborde o assunto e quando isso ocorrer, não arrisque um valor muito alto (o que poderá acabar com suas chances), nem um valor muito baixo. “A dica é se informar sobre os salários pagos por outras empresas do mesmo ramo e revelar ao entrevistador quanto você ganhava em seu emprego anterior, deixando aberta a possibilidade de negociação”, conclui Marlene.

Nenhum comentário: