..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

8.09.2009

Cinco passos para carreira de consultor

Temos abordado, em nosso Carreira & Sucesso, a questão da mudança de configuração do mercado de trabalho e a empregabilidade. Sabemos que é necessário encontrar alternativas para um mercado cada vez mais voltado para serviços e ao mesmo tempo cada vez menos disposto a empregar.

Você, como executivo, quantas vezes pensou na necessidade de contratar um consultor para ajudá-lo em determinado problema? Ou, quem sabe, efetivamente chegou a contratar um consultor?

Agora pode ter chegado a sua vez. Você que atingiu mais de 45 anos, alcançou o topo da carreira como executivo, mas quer novos desafios, quer mudar de vida para obter mais sucesso ou mais dinheiro, pense em se tornar um consultor. Muitas organizações estão precisando da sua experiência e do seu conhecimento. Veja que tipo de situações podem requerer o auxílio de um consultor:

*O mercado em que a empresa atua sofreu alterações significativas e seus executivos precisam de ajuda externa para interpretá-las.

*A empresa quer se preparar para novos saltos e deseja ter um planejamento de caminhos possíveis.

*Os acionistas têm projetos de expansão, diversificação, introdução de novas tecnologias, novos métodos de produção, mas não contam com pessoal capaz de desencadeá-las.

*O processo sucessório e de profissionalização da empresa familiar se complicou.

*Há uma forte divisão na alta gerência sobre o próximo passo estratégico.

*A equipe de vendas está desmotivada e o perfil de liderança da área é fraco.

Muitas empresas hoje, embora não apresentem problemas, mantém serviços de consultoria para avaliação regular de desempenho e administração de vantagens competitivas. Essas são as empresas inteligentes, porque antecipam problemas em vez de reagir a crises, e também, com essa visão, conseguem informações para criar novos mercados.

Mas como saber se você tem talento para se tornar um consultor? Claro que existem testes específicos para identificar potencialidades, mas por medida de concisão apontamos, neste artigo, cinco etapas sobre as quais você pode refletir, caso pretenda enveredar pelo caminho da consultoria.

Confira a matéria completa no Jornal Carrira & Sucesso!

Nenhum comentário: