..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

8.11.2009

Santos (SP) ganha centro de capacitação profissional para pessoas com deficiência

Oportunidade para a colocação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Isso é o que oferece o Centro de Capacitação Profissional para Pessoas com Deficiência, inaugurado nesta terça (11) pela Santos ganha centro de capacitação profissional para pessoas com deficiência, por meio da Code (Coordenadoria de Defesa de Políticas para Pessoas com Deficiência), e pelo Unimonte (Centro Universitário Monte Serrat). O novo serviço vai funcionar na unidade Vila Mathias da instituição de ensino (Av. Rangel Pestana, 99).

Na ocasião, foi formalizado termo de cooperação técnica entre a administração municipal e a universidade, assinado pela secretária municipal de Assuntos Jurídicos, Angela Sento Sé; pelo vice-reitor, Rogério Massaro, e pelo diretor acadêmico do Unimonte, Ignácio Dalden. Em seguida, aconteceu a aula inaugural do curso de almoxarifado, o primeiro do centro de capacitação.

O curso beneficiará 24 pessoas, sendo a maioria composta por deficientes auditivos (12 alunos), a exemplo de Daniela Conceição de Souza, 17 anos, que espera obter seu primeiro emprego. "O mercado de trabalho é muito difícil para o deficiente auditivo. Com o curso vou aprender bastante e também ter contato com outros deficientes", disse Daniela usando a linguagem de sinais, por meio da tradutora e intérprete de Libras, Janaína Leme.

Outro aluno na expectativa por uma oportunidade de emprego é Anibal Simões Neto, 22 anos: "Já trabalhei como office boy antes de me tornar cadeirante. Sem qualificação é difícil para o deficiente conseguir emprego, por isso estou ansioso com as aulas".

..:: PARCERIA ::..

Pela parceria, o Unimonte irá ceder três salas de aula e um laboratório de informática para as capacitações promovidas pela Code. O laboratório conta com 26 computadores, equipados com softwares (programas) que permitem também o uso de deficientes visuais. "A área onde ocorrem as aulas é toda acessível para os alunos com deficiência", explicou Massaro.

Desde outubro do ano passado, a Code, em parceria com a Avape (Associação para Valorização de Pessoas Excepcionais) e o Instituto Horizonte, já promoveu a capacitação de 229 deficientes em cursos nas áreas administrativas e de hotelaria. Segundo o coordenador da Code, Luciano Marques de Souza, a parceria com a universidade irá contribuir para que mais pessoas com deficiência se capacitem e os empresários possam contratar profissionais preparados.

..:: COMO PARTICIPAR ::..

Interessados em participar de próximos cursos podem procurar a sede da Code (Av. Campos Salles, 128, sala 11 – 1° andar, Vila Mathias). Mais informações pelo telefone 3202-1880.

..:: Prefeitura Municipal de Santos ::..

Nenhum comentário: