..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

8.13.2009

PUC RS: X Seminário Internacional da Comunicação

..:: Apresentação ::..

A problemática do imaginário sempre relacionada ao vetor comunicação marca as atividades deste programa – PPGCOM da PUCRS - desde sua criação em 1994. Nesse sentido, grande parte da internacionalização do PPGCOM deve-se aos laços estreitos com intelectuais e pesquisadores que atuam nessa mesma área.

A proposta do X Seminário Internacional da Comunicação consiste justamente em debater as repercussões, tanto em nível filosófico quanto sociocultural, das mudanças que as tecnologias de comunicação provocam na cultura e na sociedade contemporâneas. Transformações estas que estão entrelaçadas com os imaginários em circulação. Nesse sentido, nada melhor que a consolidação de uma parceria com o Centro de Estudos do Atual e do Quotidiano, realizando sua jornada anual em Porto Alegre.

O Seminário Internacional do PPGCOM da FAMECOS/PUCRS, atividade que ocorre a cada dois anos, tem por objetivo congregar a comunidade científica, no domínio da comunicação e das ciências humanas, em busca de intercâmbio informativo e de reflexão partilhada. Entende-se que o saber é um produto de práticas coletivas, recebendo o indivíduo estímulo e condições aprimoradas no contato com os seus pares. Em tempos de crise de referenciais, pensar em conjunto significa investir no patrimônio social e valorizar a interatividade.

..:: Grupos de Trabalho e Coordenadores ::..

GT1: Estudos em Jornalismo: Prof. Dra. Beatriz Dornelles

GT2: Mídias Sonoras: Prof. Dr. Luciano Klöckner

GT3: Comunicação e Indústria Audiovisual: Prof. Dr. João Guilherme Barone

GT4: Publicidade e Propaganda: Profa. Dra. Cristiane Mafacioli Carvalho

GT5: Comunicação Organizacional e Relações Públicas: Profa. Dra Cleusa Scrofernecker

GT6: Turismo, Imaginários e Comunicação
Coordenação: Profa. Dra. Marutschka Martini Moesch

Debater a práxis turística como não disjuntiva, nem linear, mas sim, como construção dinâmica, permanente, onde o sujeito turístico em sua transumância se move, constrói de forma imaginal, comunica seus desejos mais íntimos, em processos objetivos de deslocamento (viagem/transporte), de estada (hospedagem, alimentação e segurança), e de prazer (o encontro cultural, a diversão e a hospitalidade). Deslocamento humano, imaginário do sujeito turístico, percorrido de forma nodal pela comunicação e pela informação. Reflexão sobre deslocamento – nomadismo e do sedentarismo - o encontro entre visitantes e visitados, o espaço, o tempo, o imaginário a partir da experiência local, mas com implicações globais.


GT7: Comunicação e Cultura: Prof. Dr. Antonio Hohfeldt

GT8: Comunicação Política: Prof. Dra. Neusa Demartini Gomes

GT9: Manifestações Visuais Contemporâneas: Profa. Dra.Maria Beatriz Rahde (rahde@pucrs.br) e Prof. Dr. Flavio Vinicius Cauduro

GT10: Tecnologias do Imaginário e Cibercultura: Prof. Dr. Eduardo Pellanda

..:: Confira aqui as normas para submissão de trabalhos ::..

Nenhum comentário: