..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

8.13.2009

Bauru (SP): I Simpósio Internacional de Televisão Digital

A programação será composta por mesas, oficinas e workshop.

Dia 18, às 20h, Euzébio Tresse, consultor do Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital - SBTVD - realizará a conferência de abertura com o tema "Panorama da Televisão Digital no Brasil: perspectivas e embates".

Dia 19, às 10h a mesa “Comunicação, Produção de Conteúdos e Políticas Públicas: desafios para Televisão Digital no Brasil” terá a participação de Mauro Garcia (diretor de Projetos Especiais da TV Cultura), Fernando Dias, (presidente da ABPI – TV), André Barbosa (assessor especial da casa civil) e James Görgen (membro da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura - MinC).

Às 14h, Fernando Spanhol (Diretor da ABED), Maria Teresa Quiroz (diretora da Faculdade de Comunicação de Lima), Márcio Pereira (gerente de tecnologia do Canal Futura) e Érico da Silveira (Diretor do canal TV ESCOLA do Ministério da Educação - MEC) participam da mesa “Tecnologias Educacionais para a Televisão Digital”. Às 20h30min, a mesa “Padrão do Sistema Digital Brasileiro: convergência, interatividade em multiplataformas” reúne Luis Valle (coordenador do curso de Pós-Graduação em Televisão Digital da Universidade de Palermo, na Argentina), Guido Lemos (coordenador do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital – LAVID – da Universidade Federal da Paraíba - UFPB e participante do desenvolvimento do middleware Ginga), Liliana Nakonechnyj (integrante do Fórum Brasileiro de Televisão Digital, coordenadora do Grupo SET de Estudos de Canalização Digital e diretora de Engenharia de Transmissão e Apoio às Afiliadas da Rede Globo de Televisão) e Salustiano Fagundes (diretor da HIRIX Engenharia de Software e CEO da HXD Interactive Television).

Às 17h30min, no intervalo entre as mesas será realizada uma sessão de lançamento de livros. Às 18h, Daniel Uchôa membro das empresas Caelum e Overmedia Networks, especializadas em treinamento de profissionais para televisão digital realiza o workshop “Desenvolvimento de aplicações JAVA para o GINGA”. As atividades serão gratuitas a todos os participantes. As inscrições para o workshop serão abertas dia 10 de novembro pelo site do evento.

No dia 20, às 8h, será realizada a sessão de relatos de pesquisas e às 10h terão início três oficinas e uma mesa paralela. “GINGA” será ministrada por Luiz Fernando Gomes Soares, representante da academia no Fórum Brasileiro de TV Digital e coordenador geral do Laboratório de Sistemas Multimídias "TeleMídia" da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). "Governo Eletrônico" será realizada pelo professor José Luís Bizelli, diretor da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara e doutor em Sociologia pela UNESP. "Modelagem de Conteúdos e Ambientes Televisivos de Aprendizagem para TV Digital" e será ministrada por Francisco Rolfsen Belda, jornalista pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP) e doutor em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP). As oficinas são gratuitas e as inscrições podem ser feitas por meio do site do SIMTVD.

TV Digital da UNESP: entre a teoria e a práxis” é a mesa organizada por Antônio Carlos de Jesus, coordenador da Televisão UNESP com a participação de pessoas relacionadas ao setor audiovisual e à TV-U Willians Balan, Érika Dios, Fernando Gelonese e José Carlos Lúcio Correa.

Também no dia 20, às 14h
, acontecem as mesas temáticas “Cidades Digitais” organizada por José Luis Bizelli com a participação do Leonardo Mendes, professor doutor da UNICAMP e “Produção Digital em Sistemas Fechados de Televisão: A experiência BM&FBovespa” com a participação de Alcides Ferreira, diretor de Comunicação da BM&FBovespa, Ricardo Resende, coordenador do Centro de Televisão BMF e Eduardo Bicudo, consultor de tecnologia do mesmo Centro.

Às 16h serão realizadas sessões de grupos de trabalho. Apenas os inscritos no evento poderão ter acesso às mesmas.

..:: Inscrições ::..

As inscrições podem ser feitas até 09 de novembro pelo site www.faac.unesp.br/simtvd , onde podem ser conferidas mais informações sobre participantes, programação e inscrições.

..:: Pós-Graduação em Televisão Digital ::..

O Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital da UNESP (PPGTVD), promotor do evento, iniciou as atividades em agosto de 2008. É um mestrado profissional, com ênfase em gestão de novos meios e inovação de produtos, preocupado em atender a demanda de um mercado profissional em desenvolvimento.

O corpo docente é formado por pesquisadores com trabalhos relevantes de pesquisa e desenvolvimento em televisão digital. Os profissionais são ligados às áreas de economia política e gestão da comunicação e informação, educação a distância e inovação tecnológica em hardware e software.

..:: Serviço ::..

1º Simpósio Internacional de Televisão Digital

Data: 18, 19 e 20 de novembro de 2009

Local: Campus da UNESP - Bauru
Av. Eng. Luiz Edmundo C. Coube, 14-01

Fonte: Juliano Maurício de Carvalho (organizador e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital) e Maria Cristina Gobbi (organizadora e coordenadora da linha de Gestão e Informação do Programa)

Telefones: Pós-Graduação (14) 3103-6057

Lecotec (14) 3103-6168

Nenhum comentário: