..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

2.18.2008

QVT: como lidar com o stress cotidiano?

Para começar bem a segunda-feira (18), compartilho o seguinte artigo: "Stress na Vida Diária. O que Fazer?". Excelente temática para um workshop sobre QVT!!

O autor é meu amigo pessoal, Pedro Quaresma Cardoso, é Psicólogo Clínico formado pela UFSCar, Psicoterapeuta Comportamental. É também músico amador e escreve sobre relacionamentos e comportamento humano, bimestralmente para o site da Revista Ao Vivo.

"Primeiramente é necessário afirmar que o stress ou, como prefiro chamá-lo, estado de alerta, sempre foi fundamental para a sobrevivência de nossa espécie. Humanos muito calmos morreram antes de deixar descendentes. Assim, alterações fisiológicas e comportamentais a que a pessoa é submetida em situações perigosas, como de fuga de predadores e de reação rápida a eventos perigosos, são essenciais para que o indivíduo sobreviva e passe suas características a seus descendentes.

Dentre essas alterações podemos ressaltar: aumento da freqüência cardíaca, da pressão arterial, aceleração da respiração, aumento da tensão muscular, aumento da sudorese e outras. Com relação às alterações comportamentais constatou-se que o indivíduo em estado de alerta tende ficar atento aos fatores importantes para a resolução do problema ao qual está exposto. Seja ele, terminar uma planilha antes que o chefe reclame ou preparar um plano de fuga numa rua perigosa".

Leia o artigo na íntegra: http://www.hospitalita.com.br/noticias/exibeartigo.asp?an=18

Nenhum comentário: