..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

2.18.2008

Oportunidade em BH: congresso na UFMG

"Na visão hoje dominante, o meio ambiente é um ente uno, material e externo às relações sociais, inscrito numa causa universal, fortemente marcada por uma perspectiva economicista. Ao contrário do que sugere essa abordagem, o campo ambiental é atravessado por conflitos sociais entre sujeitos que sustentam projetos distintos de sociedade e nela possuem posições assimétricas de poder.

Por meio desses conflitos se exprimem as contradições do agenciamento espacial de atividades e formas sociais de uso e apropriação dos recursos territorializados. Sua discussão se torna particularmente relevante diante dos atuais esforços de inserção da economia brasileira no cenário mundial, uma vez que a fronteira de expansão da produção de commodities se choca com a territorialidade de distintos segmentos sociais.

O I Seminário Nacional sobre Desenvolvimento e Conflitos Ambientais reunirá, na UFMG, entre 2 e 4 de abril, pesquisadores de várias áreas do conhecimento para debater de forma crítica e inovadora noções como desenvolvimento, sustentabilidade, territorialidade, eqüidade, preservação, políticas ambientais, entre outras".

Página do evento: http://www.ufmg.br/conflitosambientais/index.html

Nenhum comentário: