..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

7.29.2008

X Seminário Internacional de Turismo (CWB)

O Seminário Internacional de Turismo (SIT), um dos principais eventos técnico-científicos de turismo do Brasil, em seu décimo ano de realização, passa por mudanças significativas.

Primeiramente, o seu tradicional promotor passou de centro universitário para universidade. Deixa a denominação UnicenP e passa a se chamar Universidade Positivo, com os principais compromissos estabelecidos no ensino de qualidade, nas atividades de pesquisa e extensão, sendo o SIT a mais importante delas na área de turismo.

Outro acontecimento importante é a formalização da união com o Observatório de Turismo do Paraná, vinculado ao Departamento de Turismo da Universidade Federal do Paraná, que passa a ser também instituição promotora do evento. A formalização desta união foi resultado de inúmeras colaborações realizadas ao longo destes 10 anos. Oficializa-se esta parceria que converte o Seminário Internacional de Turismo em um evento público-privado, de responsabilidade conjunta entre o curso de Turismo da Universidade Positivo e o Observatório de Turismo do Paraná da Universidade Federal do Paraná.

Com estas mudanças, vislumbram-se ganhos quantitativos e qualitativos sob vários aspectos e o alcance dos objetivos focados no seguinte:

• Oportunizar e socializar o conhecimento por meio de conferências, debates, apresentações de trabalhos técnico-científicos, visitas técnicas, minicursos, oficinas e encontros de trabalho.
• Estimular a iniciação e produção científica de qualidade.
• Criar e consolidar grupos de pesquisa.
• Debater práticas de sucesso como forma de benchmarking.
• Ampliar frentes de ações com o mercado por meio de feiras, oficinas e network.
• Integrar público interessado no tema do evento e incentivar a cultura e o turismo.
• Realizar um evento temático na composição da programação e em sua produção.

Desde 1999, já foram diversos temas abordados como o entretenimento, a gestão de crises, os eventos, a área de alimentos e bebidas, os meios de hospedagem, o associativismo e o cooperativismo, o ecoturismo e o turismo de aventura, a qualidade e a sustentabilidade. Contando com a presença tanto de palestrantes como de apresentadores de trabalhos, personalidades mais destacadas do turismo do Brasil e do exterior.

Durante o IX SIT/2007 foram 120 trabalhos científicos apresentados, com um público de 600 inscritos nas palestras e mais de 3 mil participantes nas atividades de aventura, na feira e nas oficinas.

Neste ano, com temática focada na “pesquisa e inovações tecnológicas no turismo”, o X Seminário Internacional de Turismo contará com a presença de diversos especialistas, entre os quais já confirmados, os professores Doutores Jafar Jafari (EUA), Mirian Rejowski (Brasil) e Regina Schlüter (Argentina).

O evento será realizado no câmpus da Universidade Positivo – Teatro Positivo Pequeno Auditório - local de sempre - durante os dias 8, 9, 10 e 11 de outubro. A apresentação dos trabalhos científicos será no dia 10 e os minicursos e oficinas dia 11 de outubro de 2008. Serão conferências, debates, apresentações de trabalhos científicos, minicursos, oficinas, reuniões de trabalho (cases), apresentações culturais, encontros sociais, feira tecnológica e visita técnica, nesses quatro dias do mês de outubro, em Curitiba, Paraná. Com relação aos trabalhos científicos, já está confirmada uma parceria para a publicação dos melhores trabalhos em algumas das mais importantes revistas científicas de turismo do Brasil, Argentina, Espanha e México.

Assim, o Curso de Turismo da Universidade Positivo e o Observatório de Turismo do Departamento de Turismo da Universidade Federal do Paraná, unidos e acreditando na evolução da qualidade técnico-científica da atividade turística, agradecem a atenção de todos. Antecipamos as boas-vindas ao X Seminário Internacional de Turismo aos estudantes, professores, pesquisadores e profissionais do mercado interessados neste importante encontro, que será realizado no último trimestre de 2008.

Prof. Dr. José Manoel Gonçalves Gândara
Coordenador do Observatório de Turismo
Coordenador do Curso de Turismo da Universidade Federal do Paraná

Prof. Dr. Dario Luiz Dias Paixão

Coordenador do Curso de Turismo da Universidade Positivo

Presidentes do 10º SIT - X Seminário Internacional de Turismo

Confiram a programação do X SIT - 2008!

Nenhum comentário: