..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

7.10.2008

RH atuando na sensibilização comunitária (BA)

II FÓRUM COMUNIDADES & TURISMO TERÁ COMO TEMA O CICLO CULTURAL DO COCO

Nos dias 17, 18 e 19 de julho próximo, no Vila Galé Marés Resort & SPA, praia de Guarajuba, município de Camaçarí, o International Trade Centre, o Instituto Imbassaí, a Embrapa, o Cluster de Turismo da Costa dos Coqueiros e seus parceiros, estarão promovendo o II Fórum Comunidades e Turismo - O Ciclo Cultural do Coco.

Fomentar o desenvolvimento da cadeia produtiva do Coco, através da exploração da fibra do coco para diversificação na produção de derivados, será o tema principal das palestras, debates e mesas redondas com técnicos especializados da Embrapa Tabuleiros Costeiros, da Secretaria de Agricultura, de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Sebrae.

No mesmo espaço serão instalados estandes para rodadas de negócios e exposição de produtos dos órgãos de fomento da economia, que atuam na região. Tendo como público-alvo principal os produtores locais e gerentes de compras de hotéis, pousadas, bares, restaurantes e similares, a idéia é de promover o contato direto de fornecedores locais com os representantes dos estabelecimentos hoteleiros da região, no sentido de fortalecer a cadeia produtiva do turismo na região.

Fonte: Cluster de Turismo

Um comentário:

Prof. Dr. Aristides Faria disse...

Está em andamento o Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil (PRT). O programa de governo emprestou seu nome ao Salão do Turismo deste ano, evento publicado aqui no blog.

Nota-se, então, que é um programa prioritário de nível federal. Bom, o caso é que estou desenvolvendo um estudo sobre a atuação do profissional de RH em dois módulos desse programa, a saber: sensibilização e mobilização.

O primeiro, trata-se de um momento em que a equipe de implementação do PRT começa a empreender sua inserção na comunidade local, identificando atores que exercem liderança, cooptando-os e apresentando as possitbilidades sociais, econcômicas e ambientais que o turismo poderá exercer naquela localidade.

Já no segundo, a equipe passará a formalizar as parcerias, criando fóruns de debate, estabelecendo associações formais, realizando eventos... enfim, é o momento em que se materializa a participação da comunidade local no processo de desenvolvimento do turismo.

Vejam, o evento citado aqui caminha exatamente nesse sentido. Nosso blog tem a obrigação de atuar como ponte entre os profissionais de RH e tais módulos do PRT...

Pense nisso!
Forte abraço!
Aristides Faria