..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

7.03.2008

Educação Patrimonial: Expresso Lazer

STM lança o Expresso Lazer, trem turístico entre Luz e Paranapiacaba

A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM), por intermédio da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), implantará o Expresso Lazer, um trem turístico que integrará pontos de interesse turístico e de lazer, localizados ao longo de malha férrea. A idéia é oferecer um serviço com tarifa diferenciada, visando atender aos turistas que desejam desfrutar de uma experiência agradável ao utilizar o transporte sobre trilhos para um programa cultural.

A CPTM estuda a criação de cinco serviços distintos (três roteiros de um dia e dois de fim de semana). Previsto para o segundo semestre deste ano, o primeiro roteiro deverá ligar a Estação da Luz à vila histórica de Paranapiacaba, com parada em Santo André, conforme anunciado na última semana pelo secretário adjunto dos Transportes Metropolitanos, João Paulo de Jesus Lopes, durante reunião com o prefeito de Santo André, João Avamileno.

Candidata ao título de Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido pela Unesco, a vila de Paranapiacaba foi construída pelos ingleses na segunda metade do século XIX e é administrada pela prefeitura de Santo André, que está investindo em sua infra-estrutura.

Uma locomotiva a diesel da CPTM conduzirá dois carros de aço inoxidável, cedidos pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária). Serão aproximadamente 170 poltronas acomodando confortavelmente os turistas.

Ponto de partida, a Estação da Luz se destaca pelas inúmeras opções culturais, em seu entorno, como o Museu da Língua Portuguesa, Museu de Arte Sacra, Pinacoteca do Estado, Estação Pinacoteca, Sala São Paulo e Parque da Luz, entre outros.

Outros roteiros: Outro roteiro em estudo deverá atender a região de Jundiaí, que tem grande potencial para receber turistas do interior do Estado. A cidade abriga o museu da antiga Cia. Paulista, um dos melhores acervos ferroviários do país, a Serra do Japi e o Circuito das Frutas. A primeira parada seria em Perus, onde está sendo recuperada a ferrovia Perus-Pirapora, que passa pelo interior do Parque Anhanguera.

Fonte: Revista Envolverde!

Nenhum comentário: