..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

7.10.2008

Gestão de pessoas para o Turismo: comunidade indígena em Mato Grosso

Manejo de fauna pelos Índios Xavantes: Implementação de um plano de manejo de caça para os Xavantes da Aldeia de Pimentel Barbosa no Estado do Mato Grosso.

O manejo de fauna pelo índios Xavantes (MT) é uma iniciativa da WWF World Wide Fund que teve início em 1990 e, desde então, encontra-se em andamento. Localiza-se na Reserva Indígena Rio das Mortes, no Estado do Mato Grosso.

Objetivos: O plano de manejo de caça de animais silvestres foi elaborado, de forma a recuperar as práticas tradicionais dos Xavantes. Para elaborar o plano foram analisados os métodos de caça utilizados na seleção dos animais, priodicidade, quantidade de animais caçados e a dependência dos índios em relação ao valor nutricional e cultural da caça. O plano está sendo implementado por três das quatro aldeias que habitam a Reserva.

Atividades previstas: O WWF fará a divulgação da Série Técnica “Manejo de Fauna na Reserva Xavante de Rio das Mortes” e produzirá um documento didático sobre o plano de manejo, em português e na língua xavante, para ser lido e utilizado nas aldeias envolvidas no projeto.

Também promoverá a renovação do compromisso dos Xavantes na implementação do Plano e continuará monitorando a caça na Reserva. As coletas de dados de densidade animal tem como objetivo registrar alterações decorrentes das recomendações do Plano dentro da Reserva.

Mais informações podem ser obtidas junto ao World Wildlife Fund (WWF).

Nenhum comentário: