..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

2.26.2011

Oficinas promovem há 12 anos profissionalização em gastronomia

Em Cotia (SP), o centro de capacitação Casa do Moinho promove capacitação para estudantes de várias partes do Brasil. As oficinas já formaram mais de 120 jovens

Dezesseis meninas aprendem técnicas de cozinha em aulas práticas e teóricas. “A Casa do Moinho é um centro de capacitação que oferece cursos técnicos para jovens de 17 a 23 anos e cursos livres abertos a todas as idades”, explica Maria Cristina Diegues, diretora do centro de capacitação profissional Casa do Moinho.
“Nós recebemos uma encomenda de bolo de casamento, então nós faremos rosas comestíveis com a pasta elástica”, explica o gastrônoma Mariane Batista da Silva.
No estica e puxa da massa, não falta açúcar e nem vontade. “A nossa empregabilidade é muito boa. Nós temos em torno de 80% das nossas alunas empregadas”, diz Maria Cristina.

“Está superando as expectativas porque eu nunca tinha feito nunca tinha fritado um ovo, não tinha ideia de como fazia arroz, ficava mega empapado. Meu pai dizia ‘por favor, não precisa fazer comida, a gente compra’”, afirma a aluna Charline de Couto, de 21 anos.

Nas aulas de serviço de salão e bar, as alunas aprendem sobre a montagem de mesa e o atendimento. “A gente fala um pouco da importância do cliente, o que ele representa para o negócio, seja restaurante ou hotel, e como elas devem tratar essas pessoas, saber que nesses atendimentos tem algumas situações que são inesperadas”, afirma o professor voluntário Luis Fernando do Canto e Castro.

Na cozinha, o trabalho continua. “Um grupo vai preparar essa massa agora. Nos já temos uma massa pronta que foi preparada agora à tarde, e elas vão abrir pra preparar a montagem”, explica a aluna Regiane Silva, de 18 anos.

A Casa do Moinho também hospeda as alunas que são de outros estados, como Claudia Ferreira, de 18 anos, que veio de Ubaí, no norte de Minas Gerais. As alunas residentes possuem um quarto quarto individual. “Tenho sempre a foto deles aqui. A saudade fica, mas as férias estão aí e eu estou aqui pra me profissionalizar. É o sentido um da minha vida agora”, diz Charline.

..:: Fonte: Programa Ação | Globo.com

..:: Visite o portal da Casa do Moinho ::..

Participem de nossos diversos canais: Twitter , Linked In, Orkut, FaceBook, Via 6, SlideShare, You Tube e Multiply, OverStream.

Nenhum comentário: