..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

2.26.2011

Não fale sobre problemas e sim sobre soluções

PROBLEMA: Tenho trabalhado em minhas palestras esta palavra tão temida nas empresas brasileiras. Muitas pessoas fogem dela e também reclamam pelos corredores das dificuldades que ela traz. Mas acredito que parte dos rendimentos que os funcionários recebem estão relacionados a ela, isto é, para resolver os PROBLEMAS.


Concordo que deveríamos planejar com mais qualidade para que os problemas não acontecessem, mas sabemos que na prática as coisas não funcionam bem assim, isto é os PROBLEMAS aparecem e um profissional extraordinário está preparado para resolvê-los.

Acredito que você pode encarar esta palavra como uma oportunidade, pois se você for o canal de solução de um PROBLEMA, não tenha dúvida que você será destacado por isto, pois você será uma pessoa que resolve situações complexas.

Uma dica valiosa, caso você tenha que ser a pessoa que vai informar um PROBLEMA para gerencia ou diretoria da empresa, leve junto três possíveis soluções, pois isto mostrará a sua preocupação e comprometimento com a organização e não ficará com a fama de ser a “pessoa dos problemas”.

-X-

..:: DOIS TREINAMENTOS QUE FAZEM DIFERENÇA NO SEU RESULTADO ::..

Inteligência Emocional no Trabalho
Liderança Assertiva - O Líder Completo


-X-

Caso você seja um gestor, também tenho uma estratégia interessante para fazer o seu pessoal ser mais proativo quando aparecem os PROBLEMAS. Quando o seu liderado for lhe apresentar uma situação problemática, convide-o a voltar a sua mesa e pensar em três possíveis soluções para aquilo que ele está lhe falando. Através deste método, você cria um novo hábito na sua equipe, isto é, de não apenas trazer problemas, mas também as soluções. Na verdade com o tempo as pessoas param de lhe procurar e começam a agir, pois na maioria das vezes elas sabem resolver estas situações, mas a falta de confiança ou mesmo a “preguiça de pensar” as impedem de refletir e entrar em ação para encontrar as soluções mais adequadas.
PROBLEMAS foram feitos para serem resolvidos e através de conhecimento, criatividade e força de vontade qualquer pessoa pode resolvê-los e aproveita-los para se destacar na organização.
Disponibilizo a você uma parte do meu livro (Resiliência - Como Superar Pressões e Adversidades no Trabalho) onde apresento uma estratégia para resolução de problemas, utilizada por Dale Carnegie e Peter Drucker. Acesse este link para fazer o download.

Abraços

Ricardo Piovan
Palestrante e Coach Organizacional

Participem de nossos diversos canais: Twitter , Linked In, Orkut, FaceBook, Via 6, SlideShare, You Tube e Multiply, OverStream.

Nenhum comentário: