..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

2.10.2011

Como estabelecer uma nova marca?

Por: Luiz Piovesana | Saia do Lugar

Quem nunca sonhou em criar um produto que virasse a referência do mercado, tivesse recorde de vendas e que os consumidores amassem?

Abaixo passo algumas dicas de como fazer uma boa marca (branding) para o seu produto, sendo ele a próxima coca-cola, a próxima pulseira amarela ‘live strong‘, o cachorro-quente com vinagrete especial pós-balada que mais lucra na cidade ou a lasanha caseira da Maria.



..:: 1- Comunique como você melhora a vida do seu cliente ::..

De nada adianta você falar sobre como você quer acabar com a concorrência – o foco é seu cliente, lembre-se que é ele quem compra o seu produto! Fale sobre como a vida dele será melhor por causa do seu produto.

..:: 2- Comunique uma coisa de cada vez ::..

Ótimo que você vai falar algo para o seu cliente, mas não o confunda: transmita uma mensagem de cada vez. Ele não saberá se ele é realmente o cliente se você não for bem específico em definir o problema que seu produto resolve. É claro que seu produto pode ter mais atributos e alcançar maiores públicos – nesse caso você pode trabalhar com diferentes canais de comunicação ou com o fator tempo.

..:: 3- Palavras: não use jargões ou o mesmo que a concorrência ::..

Use uma mensagem que possa ser usada no futuro, logo o uso de jargões ou palavras muito específicas do segmento podem limitar a usabilidade e amplitude de possíveis clientes – pergunte para os seus pais antes de aprovar algo e você terá seu teste; além disso, de nada adiantar usar os mesmo adjetivos que a concorrência usa para seu produto – lembre-se que você quer se diferenciar, logo ache também palavras diferentes (isso não significa ‘complicado’) para comunicar isso.

..:: 4- Espalhe a mensagem dentro da empresa antes ::..

Comece de dentro: se seus funcionários não comprarem a ideia do produto, não forem capazes de espalhar a marca por aí ou mesmo não entenderem nada, revise sua estratégia de comunicação – não simplesmente assuma o risco e queime seu produto de cara.

..:: 5- Credibilidade não vem de propaganda ::..

É claro que você investirá dinheiro em propaganda, mas para estabelecer uma marca robusta e, principalmente, com credibilidade, você precisa que outros falem sobre seu produto, não você mesmo. Logo, o foco inicial é em Relações Públicas e não propaganda, o que significa que você precisa que pessoas e mídia espontânea espalhem seu produto por aí.

..:: 6- Alcance o nível pessoal ::..

Pessoas viram ótimos consumidores quando se identificam fortemente com seu produto e abraçam a marca ou seu exemplar. Por exemplo, eu digo “a lata de coca-cola” e nunca diria “o meu CD virgem maxell“.

..:: 7- A palavra final da marca é do consumidor ::..

Você pode ter comunicado que seu produto era x, y e z, mas se depois de um tempo o consumidor achar que ele é w, simplesmente aceite, passe a comunicá-lo direito e fique feliz de que existem consumidores – nunca reclame que seu produto está sendo usado pra finalidade ‘errada’, pegue o dinheiro.

Você já usou essas ou outras dicas de como estabelecer uma marca ou gerir o branding do seu produto? Conte-nos sobre isso nos comentários.

Abraços,
Luiz Piovesana | Por produtos com adoradores e marcas fortes

..:: Obs.: Baseado em artigo de Guy Kawasaki.

Participem de nossos diversos canais: Twitter , Linked In, Orkut, FaceBook, Via 6, SlideShare, You Tube e Multiply, OverStream.

Nenhum comentário: