..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

3.20.2010

Saiba como lidar com o estresse no dia-a-dia

Pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde mostra que o estresse é a epidemia número um do século 21.

Com a aceleração das tecnologias, a diferença entre as melhores empresas e profissionais e as medianas é a rapidez em que se criam novas oportunidades de negócios e solucionam os problemas. Para isso, a pressão é inerente ao dia-a-dia dos executivos que são cobrados 24 horas.

Além disso, longas jornadas de trabalho fazem parte da rotina dos executivos, assim como os conflitos administrativos e pessoais. O resultado do mundo contemporâneo é o que a Organização Mundial da Saúde (OMS) chama de "technostress", ou seja, o estresse se tornou a epidemia número no século 21.

Segundo o presidente do Instituto Brasileiro de Coaching, José Roberto Marques, o estresse é a forma que as pessoas encaram as pressões externas e internas. "Com a falta de equilíbrio emocional para enfrentar os desafios, o organismo reage às alterações físicas e psicológicas", diz.

Uma das competências mais essenciais no mercado de trabalho é o equilíbrio emocional. "No desenvolvimento de alta performance de um líder coach trabalhamos situações de conflitos que são intrínsecos no mundo dos negócios. Um líder coach saberá solucionar e prevenir conflitos e problemas com maturidade profissional. Com isso, o executivo melhora as relações interpessoais conseqüentemente, a sua qualidade de vida", afirma o Master Coach José Roberto Marques.

No treinamento de alta performance o profissional muda os paradigmas, crenças e sua forma de encarar os problemas. "Os obstáculos fazem parte de qualquer rotina, seja doméstica, social e profissional. A forma como a pessoa desafia os problemas é que irá fazer-la ter qualidade de vida e maior rendimento profissional".

Um profissional estressado adoece toda a equipe ou a empresa. Para eliminar o estresse das corporações, muitas corporações adotam o coaching na sua gestão, visto que esse trabalho desenvolve competências positivas criando padrões de pensamentos favoráveis. "O coaching é uma ferramenta importante para a "saúde" na gestão de pessoas, pois proporciona equilíbrio emocional e devolve ao profissional a autoconfiança", explica Marques.

Nesse cenário, o coaching trabalha as emoções e desenvolve as habilidades existentes, mas adormecidas, nos profissionais. "O líder coach saberá lidar com as adversidades como ansiedade, pressão, angústia, conflitos existentes dentro e fora das corporações".

..:: Contribuição recebida via e-mail. Fonte: Assessoria IBC

Nenhum comentário: