..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

3.22.2010

Lançamento do Guia de Cicloturismo Estrada Real - Caminho Velho


Por: Antonio Olinto e Rafaela Asprino

Os eventos consistirão em exibição de vídeo + debate relacionado ao cicloturismo + relato de histórias + lançamento de guia homônimo.

O Guia de Cicloturismo Estrada Real, Caminho Velho, traz histórias, detalhes, dicas, opções de roteiro, informações arquitetônicas, etc, sobre esse trajeto que cruza três estados brasileiros: Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Com as planilhas do Guia nas mãos, o cicloturista tem a possibilidade de fazer o roteiro no sentido que desejar: Paraty - Ouro Preto ou Ouro Preto - Paraty. Na 1a hipótese, ele seguirá os caminhos dos desbravadores paulistas, que partiram para o interior do Brasil atrás de riquezas. Na 2a possibilidade, ele percorrerá o caminho dos que voltavam, muitas vezes cheios de ouro, mas sem saúde. Alguns até morreram pelo caminho.

Além de diversas informações úteis aos viajantes, como locais de pouso, alimentação e oficinas, o Guia também informa dados históricos sobre o nascimento, crescimento e decadência do ciclo do ouro no país, além da influência deste ciclo na arquitetura das cidades interioranas. Uma aula de história e de arquitetura.

O trabalho apresentado no guia permitirá aos cicloturistas brasileiros viajar com mais informações de qualidade pelo interior desse imenso Brasil, pois há algumas cidades que aparecem também em outros roteiros de guias anteriores: Caminho da Fé e Mantiqueira. Dessa forma, o cicloturista fica livre para escolher o seu roteiro e adequá-lo ao seu tempo e preparo físico.

..:: Serviço ::..
Niterói: 23 de março - 3a feira - 19h
Projeto Grael
Av. Carlos Ermelindo Martins, 494 - Peixe Galo - Jurujuba - Niterói – RJ
Tel (21) 2711 9875
Entrada: 1 kg de alimento não perecível.
* Confirmação de presença através do e-mail: cicloconfirmacao@gmail.com

Rio de Janeiro: 24 de março - 4a feira - 19h
Centro Excursionista Brasileiro
Rua Almirante Barroso, 2 - 8º andar - Centro - Rio de Janeiro – RJ
Tel. (21) 2252 9844
Entrada franca, mas haverá também recebimento de alimentos não perecíveis.
* Confirmação de presença através do e-mail: cicloconfirmacao@gmail.com

..:: Apoio: CNM (Clube Niteroiense de Montanhismo), Recicloteca, Transporte Ativo, CEB (Centro Excursionista Brasileiro), Projeto Grael e Viagem e Aventura (Loja de Inverno).



Esporte & Lazer - Submarino.com.br

Nenhum comentário: