..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

3.13.2010

Oportunidades aos pequenos construtores

Por: Eduardo Pocetti - Sebrae: Negócio Certo

Pequenas empresas foram responsáveis pelos principais saldos na indústria de transformação, na construção civil e nos serviços.

Para as empresas de micro e pequeno porte, 2010 e 2011 serão períodos de prosperidade. Sinais positivos não faltam: de acordo com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), foram micro e pequenas as responsáveis pela geração de 74% das 181.419 vagas criadas em janeiro passado. As médias responderam por 18%, e as grandes, por 8% do total de vagas.

As microempresas que empregam até quatro trabalhadores participaram significativamente no saldo total dos serviços (21,2%), comércio (15,7%) e indústria de transformação (7,8%). Aquelas que empregam entre cinco e 19 trabalhadores geraram os principais saldos na indústria de transformação (4%), serviços (3,5%) e na construção civil (2,1%).

Já as pequenas empresas foram responsáveis pelos principais saldos na indústria de transformação (10,2%), na construção civil (6,3%) e nos serviços (4,0%).

Como se percebe, a construção civil também está entre os setores que mais criaram empregos no universo das microempresas. Esse bom desempenho pode ser creditado, em grande parte, às políticas habitacionais que estão sendo implementadas no Brasil. Programas como o “Minha Casa, Minha Vida” geram um movimento virtuoso para toda a cadeia produtiva, pois aumentam de modo significativo a demanda para as grandes construtoras e para os pequenos depósitos de material de construção.

A lei geral das microempresas e empresas de pequeno porte (MPEs), adotada em 1.265 municípios brasileiros até o dia 28 de janeiro último, também desempenhou um papel importante para a configuração dessa nova realidade. Na medida em que ela facilita a legalização das microempresas e empresas de pequeno porte, a lei geral torna possível que os micro e pequenos empresários participem das licitações governamentais.

..:: O autor é Empresário e consultor empresarial.

Nenhum comentário: