..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

3.06.2010

Nordeste aumentará demanda por executivos

Segundo previsão da consultoria Search, a região que mais irá gerar oportunidades será o estado da Bahia

"De acordo com a consultoria Search, sediada em São Paulo e Salvador, o Nordeste do País irá demandar a partir de 2010 a contratação de novos executivos para a região, principalmente o estado da Bahia. Este reaquecimento se deve principalmente pelo desenvolvimento acelerado da região que tem atraído grandes volumes de investimento, o que reflete diretamente na procura por executivos. As estimativas vêm de análise da demanda da própria consultoria, que conta com 6% do seu faturamento vindo da região Nordeste e projeta um crescimento de 15% nos próximos três anos.

Ao contrário do ano passado, quando a crise econômica global trouxe o temor do desemprego para diversos setores da Economia, 2010 começa com um cenário bem mais positivo em termos de contratações de executivos, principalmente para profissionais de segmentos como Comércio e Construção Civil.

Por outro lado, esse movimento positivo, deixa mais clara algumas carências do mercado de trabalho local, como a escassez de pessoal qualificado. Para a consultoria, suprir a demanda significa formar mais profissionais, pois faltam executivos, sobretudo na Bahia, em áreas como mineração, agroindústria, indústria em geral e saúde.

Cenário geral - Em todo o País, áreas como Infraestrutura, Bens de Consumo, Óleo & Gás, Financeiro e Mercado de Capitais devem demandar mais executivos, afirma Marcelo Braga, outro sócio da Search Consultoria em Recursos Humanos. No setor bancário, segundo o especialista, há indicações de que será um período de expansão e segmentação e de aumento no volume de crédito para as empresas, assim como de produtos e serviços para clientes pessoa física. Novos players deverão chegar ao mercado, principalmente Bancos de Investimento, e provavelmente haverá novos processos de fusões e aquisições.

Na análise da consultoria, as oportunidades de carreira devem surgir em áreas como desenvolvimento de novos produtos, comercial e Finanças Corporativas, abrangendo desde instituições de pequeno porte até grandes. As corretoras também desempenharão um papel importante no cenário de novas contratações."

..:: Artigo completo: Nordeste aumentará demanda por executivos

Nenhum comentário: