..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

3.06.2010

Reduzindo a burocracia nas empresas - Vila Sucesso

Por: Priscilla Nery (MBPress) - Portal Terra.com.br

"Burocracia é, segundo a definição de um dicionário, 'poder, influência e rotina dos funcionários no andamento dos serviços públicos'. Mas, especialmente no Brasil, a palavra se tornou sinônimo de lentidão e morosidade.

Além disso, também é frequentemente relacionada ao excesso de documentos e papéis.
'Quando se quer estruturar uma organização, se faz necessário formalizar rotinas, procedimentos, comunicações e normas técnicas para cada cargo e ou função e principalmente processos. Mas o excesso de formalismo emperra a empresa de tal forma que ela acaba se tornando inoperante ou um verdadeiro paquiderme para se mover diante de assuntos muitas vezes corriqueiros', observa o contabilista e advogado Urubatan Ramos.
Jaime Martins, diretor de Recursos Humanos para a América Latina da empresa de engenharia CH2M, explica a possível razão disso. 'Muitas vezes, se confunde processos ou procedimentos de negócio úteis e necessários com controle excessivo de atividades. As organizações necessitam de processos estruturados para ter uma gestão adequada e profissionalizada, e isso nem sempre é burocracia. Outro aspecto a considerar é que nosso ordenamento jurídico é muito complexo e as empresas precisam de diversos controles para uma boa gestão de seus negócios'."

..:: Artigo na íntegra: Reduzindo a burocracia nas empresas - Vila Sucesso

Nenhum comentário: