..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

10.10.2009

[RH em Hospitalidade]: dois anos no gás!

Caros amigos leitores,

Nesta manhã fria de sábado aqui em Santos (SP) páro para escrever um pouco de nossa história e compartilhar um tanto de nossos sonhos. O fato é que completamos no último dia 03 de outubro dois anos de nascimento. Nessa data publicamos nossa primeira postagem no desconhecido universo dos blogs, ou na "blogosfera".

Como já escrevi algumas vezes aqui, o projeto nasceu um tanto desacreditado até por mim. Não por pessimismo, mas por pura ignorância quanto as alegrias que o futuro nos reservava a partir daquele instante. Em uma manhã iagualmente gelada em Florianópolis (SC) - aonde morei por sete anos -, após ler uma matéria no caderno de informática do jornal Folha de São Paulo (o que muito raramente fazia) acessei a página do Blogger e iniciei o trabalho.


O processo foi lento e motivo de riso para muitos descrentes. Isso é normal e tranquilo para mim, que sempre empreendi e busquei alternativas aos problemas que a vida - pessoal ou profissional - impôs, ou tentou impôr, em meu caminho. Daí vem o nosso compromisso: Profissionalismo & Pioneirismo.

Rasgando o caderno de marketing e esquecendo um pouco as aulas do professor Victor Ferreira nos tempos da faculdade resolvi fundir "Missão", "Visão", "Valores" e "Slogan". Todos compõem esses ideais, que soam diariamente para mim como o comprimisso que abracei em meu negócio: Profissinalismo & Pioneirismo. E me orgulho disso. Me orgulho de, junto a meus parceiros, poder fazer frente a esse (auto)desafio.

Somos hoje uma empresa de treinamentos na área de Turismo & Hotelaria. Graças a Deus faço o que amo. Agradeço todos os dias por essa oportunidade, que é uma derivação de uma série de outras experiências de vida e carreira. Deus colocou pessoas maravilhosas em meu caminho, me proporcionou chances e me furtou algumas delas. E isso foi fantástico!

Em alguns momentos, confesso, pensei em arranjer logo um emprego e postergar esse sonho em vista das dificuldades. Tão logo, ao pesar os prós e contras, me lancei ao cyberspaço e investi todos os dias destes últimos dois anos neste projeto.

De certo modo é um projeto idealista. Percebam, sou Bacharel em Turismo (UNISUL) e Especialista em Gestão de Recursos Humanos (UFSC). Ao unir "RH" "em" "Hospitalidade" fundi, também estes dois conceitos, estes dois universos. É, pois, um sonho que vem de longe...

..:: Por que não [RH "e" Hospitalidade]? ::..

A resposta,hoje, é simples, mas nem sempre foi assim. Houve momentos de crise de identidade, assumo. Atualmente, em amadurecimento ainda, convictos daquilo que somos, respondo: Desejo os conceitos e boas práticas em gestão de pessoas DENTRO, INDISCOSSIÁVEIS da Hospitalidade. Se utilizássemos "e", esteríamos apenas ladeando estes universos tão fantásticos. E, definitivamente, não é isso que pretendemos.


Esse projeto, saibam, será sem fim. Já atingiu um nível em que sua inexistência deixaria uma lacuna. Não é pretensão. Seria se eu estivesse fazendo alusão ao mercado... mas estou fazendo referência à vida das pessoas. Tivemos, nesses dois anos, a bênção de fazer parte da vida de pessoas que precisaram de nossa orientação, serviços ou meras dicas.

Após dez anos de carreira, completos no início de 2010, agradeço muito a Deus por ter saído da posição de estudante para passar a de empresário. Sim, poderia, talvez ter feito isso antes, mas não teria a base sólida que temos hoje. Não me refiro apenas a conhecimentos ou experiências... falo das pessoas que compõem nosso time.

Dedico todo o sucesso que obtivemos e que venhamos a obter às pessoas que acreditaram no brilho de nossos olhos muito mais do que em nossas palavras ou outras aparências. Só posso agradecer de todo o coração aos amigos que fiz por conta deste projeto de vida. Saibam que faço tudo o que faço com todo o amor que um profissional pode dedicar a sua carreira.

O que pode parecer uma onda, uma brincadeira de internet ou um passa-tempo, para mim é a razão de minha carreira. Juntos - editor, parceiros, clientes, fornecedores, leitores - somos insuperáveis. É com base sólida, relacionamentos transparentes, duradouros e éticos e muito amor e dedicação que conduzimos o blog e a empresa.

Se as taxas de mortalidade empresarial são as mais alarmantes nos primeiros cinco anos... vejo que, para quem tem dois aninhos apenas, estamos caminhando muito bem!

..:: Alguns resultados ::..

Escrever sobre resultados é um tanto complicado, pois estamos trabalhando fortemente no sentido de construir reputação e formar uma intensa rede de comunicação entre profissionais de áreas pertinentes a nosso negócio. Bem, vamos a alguns deles...

..:: Parceiros em todo país. Projetos em andamento em diversos Estados;

..:: Artigos publicados em anais de eventos de mais de cinco Estados brasileiros;

..:: Textos para colunas de websites de várias regiões;

..:: Clientes atendidos em vários países;

..:: 47.000 acessos ao blog e parcerias de gestão com cinco blogs;

..:: Mailing de aproximadamente 25.000 endereços;

..:: Lançamento do blog da ABBTUR São Paulo;

..:: Top 100 blog da variedades no campo Profissional;

..:: Aproximadamente 100 acessos por dia;

..:: Alto grau de destaque em buscadores na internet;

..:: Lançamento do Portal no Congresso da Intercom, maior evento científico de comunicação da América Latina, entre outras publicações.

Escolhi algumas imagens para ilustrar os momentos mágicos que permearam o desenvolvimento de nosso blog e empresa. São encontros, festas e momentos que marcaram minha vida nos últimos dois anos. Melhor do que explicar cada uma dessas fotografias, prefiro sugerir que sintam a alegria e o amor que compartilhamos. Basta dizer que são amigos e parentes (dá para notar, não?). No finalzinho, apresento três kanjis... HONRA, ORGULHO e LEALDADE, que resumem tudo...

Muito, muito obrigado, moçada! Estejam por perto!

Um forte abraço!
Sucesso sempre,
Aristides Faria

10 comentários:

João Paulo Pucciariello disse...

Tide, com essa paixão pela profissão e cercado de pessoas competentes, não poderia ter outro resultado: sucesso!

Boas palavras.
Abraços.
João Paulo Pucciariello

Gabriel Galvão disse...

Grande Aristides,

Que estes dois anos de sucesso se tornem duas décadas de ótimas contribuições para o mundo dos Recursos Humanos e da Hospitalidade, como já vens fazendo. Grande abraço e continue sendo esse grandioso profissional que és!

Sucesso!

Renato Marchesini disse...

Meu Amigo Tide,

Vc é um camarada em extinção.
Grande profissional, Apaixonado pelo que faz e Acuma de tudo!! Integro e Amigo.

Admiro e Respeito Muito sua Pessoa!

Sucesso e Muita Luz>>>>

Renato Marchesini

Prof. Dr. Aristides Faria disse...

JP, Gabriel e Rentão!

Vocês foram pessoas decisivas nestes últimos tempos.

Minha amizade com o João Paulo remonta a década de 1960, quando nossos avós eram melhores amigos e colegas na Câmara Municipal de Cubatão (SP). Ambos eram Vereadores na Cidade. Além de amigos de nossas famílias, somos amigos de toda semana. Dias úteis e finais de semana. Ê, dupla!!

O Gabriel é um grande incentivador. Muito do que aprendi sobre a gestão do blog vem dele. Somos parceiros na coluna "Crônicas de uma Viagem Corporativa" (que é o podcast). Esse relacionamento intenso, mas virtual, gerou uma admiração intensa entre nós dois. Um é entusiasta do outro, certamente!

A admiração, o carinho e amizade que compartilho não merece palavras para ser descrita. Dele, pessoalmente, veio a mensagem "você está no caminho certo", durante uma remada no manguezal aqui de São Vicente. Sem perceber, ele, a Renata e o Léo, foram os grandes motivadores de nosso blog. Vocês foram decisivos nas horas em que as dúvidas bateram. Toda retribuição - dívida, não - é merecida e feita de coração. Agora, com o pequeno reforço da foto, vocês ficaram imbatíveis em meu coração! Beijão para a pequena Iara!

Todos vocês são demais!!
Um grande abraço, moçada!!
Aristides "Tide" Faria

Unknown disse...

Parabéns Aristides & Cia pelos dois anos do Blog RH em Hospitalidade... fico feliz por você e pelo seu trabalho, além de admirado pela paixão que tens em fazer o que gosta. Desejo mais suce$$o e vida longa!!! Um caloroso abraço do amigo Mato-grossense,

FRANCISMAR PETINI
p.s.: o convite para nossa comemoração no próximo dia 15 (Dia dos Professores) continua de pé, nos encontraremos lá!

MADY E CARLOS disse...

TIDE, SOBRINHO QUERIDO, OS NOSSOS PARABÉNS COM UM CARINHOSO ABRAÇO, NÃO SÓ PELO ANIVERSÁRIO DO BLOG, MAS PELA PESSOA E PROFISSIONAL QUE VOCÊ É!CONTINUAMOS TORCENDO E ACREDITANDO EM VOCÊ MAIS DO QUE NUNCA!

TIA MADY E TIO CARLOS

informativo disse...

Parabéns Tide!!!
Fico muito feliz de ter dado uma contribuição, apesar de bem pequinininha, para realização desse sonho!
beijos

Carlos Eduardo disse...

Ainda bem que você voltou SC, pois ficou evidente que seu lugar é aqui conosco, crescendo dia após dia. Graças a Deus por tudo que está acontecendo em nossas vidas.
O amadurecimento é inevitavel meu velho irmão.

Prof. Dr. Aristides Faria disse...

São poucos, mas os comentários que vocês podem ler são de pessoas muito queridas e que participam constantemente de nosso dia-a-dia.

O Francis, colega que se tornou amigo, veio do Mato Grosso morar em Sampa. Agora, mais próximas podemos tomar uns chopps e dar boas risadas. Gente finíssima!

Meus Tios, Mady e Carlos, são as pessoas que mais depositaram confiança e entusiasmo. Hoje trabalho com meu Tio, que é um grande orgulho. Aliás, é nele em quem me inspirei para ser professor.

Conheci a Paula - ela gaúcha e eu paulista - em Minas Gerais, durante o Eigtur. O evento meio que foi um fiasco, mas valeu por conhecer pessoas tão fantásticas quanto ela. Grande profissional e sempre muito atenciosa. Ano passado nossa parceria rendeu muitos artigos e até um livro publicado!

Gente, muito obrigado!!
Vocês são demais!!

Lucas disse...

Grande Tide! Desculpe a demora, mas não deixar essa ocasião passar em branco. Afinal, tenho acompanhado a evolução do blog durante 1 ano e meio , tenho que te dar os parabéns pelo empenho. Fico muito satisfeito de colaborar com você, e tenha certeza que essa parceria foi muito benéfica para mim, te agradeço muito pela ajuda. Afinal,numa área que ainda é bastante desacreditada precisamos de profissionais como você competentes empenhados, e que tem paixão pelo que fazem.
Um forte abraço
Sucesso Sempre!