..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

10.05.2009

Nota 10 - Notícias Diárias de Educação

Nota 10 - Notícias Diárias de Educação: "O presente artigo faz uma caminhada entre alguns itens que permeiam a relação humana. Inicialmente, descreve a afetividade como premissa fundamental para que a comunicação aconteça. Mas referenda o valor da imagem corporal e autoimagem para que se possa garantir a comunicação autônoma do indivíduo.

Afetividade é um termo amplo, relacionado ao sentimento e a busca por relacionamentos sociais onde se percebem as manifestações relativas às emoções. Por consequência, falar em afetividade implica falar em comunicação genuína. Falar em comunicação nos remete a ocupar um espaço na relação com alguém.

Ao considerar o sujeito no mundo como corpo deste; que sente, sabe e compreende, Merleau Ponty assinala que é fundamental voltar-se para a experiência original de cada um de nós que é pré-consciente pré-emocional e pré-categorial. 'O corpo é eminentemente um espaço expressivo/.../não é apenas um espaço expressivo entre todos os outros... é a origem de todos os outros o próprio momento de expressão, aquilo que projeta as significações no exterior dando-lhes um lugar, ... o corpo é o nosso meio geral de ter um mundo” (Merleau Ponty, 1999, pp.202, 203)."

Nenhum comentário: