..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

4.21.2010

Setor aéreo europeu ensaia retomada

Por: Juliana Cardoso - Valor Online

O setor aéreo na Europa tenta retomar suas operações após limitações ao tráfego em razão das cinzas de um vulcão que entrou em erupção na Islândia.

O último boletim do Eurocontrol, órgão europeu para a segurança aérea, divulgado ontem, mostrou que não havia serviços de controle de tráfego aéreo para a aviação civil na Bélgica, Dinamarca, Estônia, Finlândia, Alemanha, Irlanda, Holanda, norte da Itália, Romênia, Eslovênia, Suíça, partes da Ucrânia e Reino Unido.

Eram registrados voos no sul e na parte central da Europa, como sul da Itália e França, Grécia, Portugal, Espanha e Turquia, entre outros. Também havia operações em determinadas partes do norte europeu. O Eurocontrol estimou que 8,7 mil voos foram realizados ontem no espaço aéreo da Europa.

Há notícias que as autoridades britânicas autorizaram a volta das atividades nos aeroportos escoceses, mas ainda é incerta a retomada de voos no sul do Reino Unido.

Ontem, a União Europeia definiu zonas para ir levantando as restrições aos voos, dependendo do grau de concentração de cinza vulcânica no ar. A decisão sobre o fim das limitações caberá a autoridades da Aeronáutica e de segurança nacional.

Nenhum comentário: