O ano de 2008 ficou para trás e chegou o período em que as empresas se fecham para avaliar seu desempenho. E, mais importante, planejar os próximos passos no ano que se inicia. O que nem sempre é uma tarefa fácil.
Muitas vezes a inexperiência ou falta de preparo impedem os gestores de visualizar as tendências do mercado ou mesmo a situação real do próprio empreendimento. Especializado na organização de empresas, o consultor e diretor da AG9 Sistemas de Informação, Luiz Alcantara indica que esse período de avaliação e planejamento é fundamental.
Segundo Alcantara, "É importante fazer um levantamento patrimonial ao final de cada ciclo. Mensurar o aumento ou não do capital de giro próprio da empresa". O consultor pontua que é com base nos dados adquiridos nessa avaliação que devem ser tomadas as ações.
Capital x Estratégia
Se a empresa fechou o ano no vermelho, é hora de buscar mais eficiência e minimizar os custos. "Outra saída é buscar a ampliação de mercados, conseguindo assim maiores margens, abrir mão de gastos supérfluos e estudar os processos operacionais para viabilizar os produtos que geram maiores contribuições à organização", explica o consultor.

Já no caso das empresas que sobreviveram à crise e conseguiram um bom capital para investimento, o caminho em 2009 com certeza será mais fácil. “O ano promete uma boa jornada, com as possibilidades de alavancagens financeiras e expansão de mercado com captação de capital com melhores prazos e taxas de financiamentos”, prevê Alcantara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário