..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

11.24.2008

Feridas do passado: traumas interferem na carreira

Da Redação - Economia UOL

O inconsciente pode sim destruir uma carreira. Esta é a principal conclusão do consultor Luiz Fernando Garcia, depois de realizar um trabalho de psicodinâmica com 850 empresários ao longo de oito anos, somando mais de 20 horas de atendimento em encontros que visavam à mudança de comportamento com foco em resultados.

O estudo está no livro "O inconsciente na sua vida profissional", que relata casos verdadeiros em que, agindo inconscientemente, as pessoas comprometeram sua vida profissional.

O consultor propõe as seguintes reflexões
: por que uma filha de uma executiva bem sucedida, que morreu aos 40 anos de enfarto, repete o comportamento da mãe? Por que essa mesma menina tem dificuldades em liderar pessoas mais velhas que ela? Por que uma criança pressionada pela mãe a cuidar dos irmãos mais novos tem dificuldade em lidar com um sócio?

Fatos passados

"O que noto é que muitos dos problemas de comportamento estão ligados a fatos passados mantidos em segredo", afirmou o consultor. "E pode estar aí a origem de dificuldades como a falta de flexibilidade de um empresário ou a impossibilidade de estabelecer uma condição real de ajuda mútua dentro de uma família, além de severos problemas psíquicos", explicou ele.

Conforme Garcia explicou, essas dificuldades começam a se manifestar, normalmente, durante a adolescência, momento considerado mais complicado para a vida de qualquer pessoa.

Muitas dessas feridas são originadas em temas não tratados de maneira aberta pela família, mas que também não são esquecidos pelos membros, tornando-se de alguma forma, com o passar dos anos, um tabu. Estes segredos estão relacionados a assuntos que, muitas vezes, não passam de desconfiança, mas ainda assim são transmitidos de geração para geração.

Nenhum comentário: