..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

1.30.2008

Enfraquecimento sindical

É patente a mudança pela qual vem passando as funções de RH. Independente do mercado em questão, o Departamento Pessoal vem dividindo espaço com o setor de Desenvolvimento Humano, ou algum similar. Neste sentido, o DH fica um pouco livre das relações legais inerentes ao trabalho... mas o DP, ainda atua neste campo! Hora ao lado dos patrões, hora ao lado dos colaboradores [colegas, também]. Gostaria de compartilhar uma pauta enviada pelo parceido de nosso blog Rodrigo Nora.

"Os deputados federais aprovaram uma emenda que abre caminho para a flexibilização dos direitos dos trabalhadores. Ela gera dificuldades financeiras e enfraquece os sindicatos.

Sem uma representação forte e bem estruturada, a luta por melhores salários e condições de trabalho fica desigual. "A estratégia é enfraquecer para flexibilizar". Primeiro, os empresários querem fragilizar a organização de defesas dos trabalhadores. Depois, na reforma trabalhista, querem acabar com conquistas históricas como o 13º salário, FGTS e férias. Imagine!

Outra picaretagem é que a emenda aprovada não mexe com o as entidades patronais, mas só com as de trabalhadores as entidades laborais. Enquanto entidades que lutam pelo nosso interesse perdem força, aquelas que defendem as empresas continuam com o mesmo poder de fogo. O projeto já passou na Câmara Federal. Agora está no Senado. É preciso que os trabalhadores do Paraná e de todos os estados façam o mesmo que estamos fazendo por aqui: cobrem uma posição dos senadores Álvaro Dias, Osmar Dias e Flávio Arns. Não vamos permitir que políticos retribuam o voto do trabalhador com uma medida que facilita a flexibilização de direitos e a reforma trabalhista!

O que o trabalhador perde com a medida? Carteira de trabalho, FGTS, Férias, 13º salário, Vale-transporte, piso salarial, pagamento de hora extra, seguro desemprego, aposentadoria, auxilio doença, respeito a jornada de trabalho, adicionais de insalubridade noturno e de periculosidade, direitos constitucionais, proteção contra más condições de trabalho, campanhas salariais.

SEM SINDICATO PATRÕES VÃO FAZER A FESTA"!

Nenhum comentário: