..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

1.20.2008

Abra o olho na hora de escolher seu MBA


Melhores MBAs no Brasil

Conheça os 82 cursos aprovados por 3 634 executivos e as melhores escolas de negócio do país. Por Daniela Diniz

"No oitavo ano do GUIA VOCÊ S/A – OS MELHORES MBAs NO BRASIL, que já se tornou referência na análise da educação executiva no país, a VOCÊ S/A avaliou 210 cursos de 60 escolas brasileiras, quase o dobro do ano passado. Além de contar mais uma vez com a participação da Nielsen Customized Research, divisão Ad-Hoc da empresa, líder global em pesquisas de mercado, o estudo ganhou também uma parceira tecnológica, a QualiBest, pioneira em pesquisa de mercado por meio da internet, dando um peso ainda maior ao trabalho.

O Guia selecionou os melhores cursos em seis categorias — MBA Executivo, Mestrado Profi ssional, Especialização em Marketing, Finanças, Tecnologia da Informação e Recursos Humanos, e elegeu as melhores escolas de negócio do país. Neste ano, para construir o ranking das escolas, além do resultado dos questionários, a pesquisa contou com a visita de seis jornalistas, que avaliaram as instalações e conversaram com alunos e ex-alunos das escolas selecionadas.

O resultado do trabalho de sete meses revela — mais uma vez — que vale muito a pena fazer um MBA. Vale a pena o esforço e o dinheiro investidos no processo. Pelo menos é o que dizem os alunos abordados. Dos 3 634 alunos, 58% obtiveram aumento de salário, 15% foram promovidos e 34% receberam uma proposta de emprego durante ou após o curso. O estudo mostra que, embora a experiência gerencial seja o requisito mais importante na hora de selecionar um candidato, há um aumento de profi ssionais com menos tempo como gestor. Segundo a pesquisa, a média de experiência gerencial dos alunos é de apenas cinco anos e meio.

Enquanto a experiência dos alunos cai, os preços dos cursos sobem. Neste ano, não dá para estudar com investimento inferior a 5 000 reais. Os cursos de mestrado são os mais caros dentre as categorias analisadas, com uma média de preços de 37 900 reais. O Mestrado Profi ssional em Administração da FGV/EASP é o mais caro dos 82 cursos listados no ranking. O investimento? Fica em 72 000 reais. Ao menos, é o número 1 da lista".

Nenhum comentário: