..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

11.20.2009

Acesso precário a terminais dificulta expansão de porto

"A expansão do porto de Santos tem caminhado a passos largos, mas pode esbarrar em um nó logístico de acesso aos terminais. Segundo estimativas do governo federal, o movimento de cargas no porto deve quase triplicar em 15 anos e São Paulo não possui suficiente infraestrutura de transporte para receber esse crescimento.

'Há um gargalo monumental no acesso ao porto. Se não forem tomadas providências, teremos um grande problema', diz Pedro Britto, ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos, presente ontem em evento na Fiesp.

O problema é considerado tão sério que levou o governo federal a falar já em investimento no tramo sul do Ferroanel em 2010, até o momento mantido fora dos planos da União. 'O interesse do governo é começar as obras já no próximo ano, principalmente do tramo sul, juntamente com o governo do Estado', diz Britto.

O trecho norte da ferrovia, com 66 km e R$ 1,1 bilhão de investimentos, é a única parte do Ferroanel que consta no PAC, mas o projeto está travado por discussões relacionadas à contrapartida da União à concessionária MRS."

..:: Artigo completo: Acesso precário a terminais dificulta expansão de porto

Nenhum comentário: