..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

6.18.2008

Gestão de equipes: planejamento e formação

"Endurance. A lendária expedição de Shackleton à Antártida".

De Caroline Alexander com fotos de Frank Hurley, Editora Companhia das Letras.

Conta a aventura de Sir Ernest Sackleton que no início do século XX planejara cruzar a Antártida a pé. Não chega nem a desembarcar, o navio Endurance acabou preso no gelo e esse mesmo gelo, mais tarde, esmagou o casco da embarcação. Shackleton, então, optou por conduzir sua tripulação, arrastando pelo gelo três pequenas baleeiras que conseguiram salvar até atingir águas não congeladas.

Uma vez de volta ao mar não congelado, navegaram até as Ilhas Elefante, onde acomodaram os tripulantes mais debilitados e rumaram, na baleeira que estava em melhores condições de manutenção, para as Ilhas Geórgia do Sul, onde conseguiram, com a ajuda de baleeiros escandinavos organizar uma expedição de resgate. Essa viagem, entre a ilha Elefante e as ilhas Geórgia do sul e considerada até hoje um dos maiores feitos da navegação.

Foram 490 dias presos no gelo e 23 dias de navegação nas pequenas baleeiras, com velas improvisadas. Quantas baixas? Nenhuma! Shackleton não perdeu um tripulante sequer. Qual o segredo? Planejamento meticuloso, por exemplo a tripulação, dispôs de chá e tabaco praticamente até o fim da aventura. Equipamentos adequados e o principal, uma tripulação eclética e complementar, com experientes marinheiros, robustos pescadores do mar do Norte e cientistas e Frank Hurley, o fotógrafo australiano, que registrou as imagens belíssimas da aventura.Shackleton, formado na marinha mercante e carismático, soube escolher a dedo seus tripulantes. Temperava sua obstinação com uma tremenda adaptabilidade, valorizava a equipe e misturava-se facilmente na tripulação.

O livro ajuda a entender que um bom planejamento não elimina os problemas, mas o planejador prudente certamente terá melhores condições de enfrentar as adversidades.

Fica a dica!!
Fraterno abraço!!
Aristides Faria

Nenhum comentário: