..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

9.13.2013

Prefeitos querem “Mais Dentistas” bancado pela União

..:: Por: Fábio Brandt e Thiago Resende | Valor Online

O presidente da Frente Nacional de Prefeitos, José Fortunati (PDT), prefeito de Porto Alegre, propôs, nesta quinta-feira, 12, que o governo federal crie o programa “Mais Dentistas”, análogo ao “Mais Médicos”. Segundo ele, diferentemente dos médicos, os dentistas apoiariam uma iniciativa relacionada à sua profissão.

O problema para colocar a ideia em prática, afirmou, é que os municípios não têm dinheiro para bancá-la. “O apoio do governo federal viria para consolidar este olhar mais amplo sobre a questão da saúde, incluindo também o Mais Dentistas”, declarou Fortunati ao Valor PRO — serviço de informações em tempo real do Valor.

O prefeito apresentou o que seria o programa, nesta tarde, no Palácio do Planalto, durante reunião do Conselho de Articulação Federativa (CAF) – grupo formado por representantes do Poder Executivo e de municípios dedicado a negociações entre esses dois níveis da administração pública.

Fortunati afirmou que o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que estava presente na reunião, “recebeu de forma muito sorridente” a proposta e se comprometeu a estudar o projeto. “Ele viu com bons olhos e vai estudar, mas não deu uma resposta definitiva”, disse Fortunati.

“Enquanto nós estamos tendo resistências por parte das entidades médicas para implementar o programa Mais Médicos para o Brasil, eu fui procurado, na condição de presidente da Frente Nacional de Prefeitos, por entidades ligadas aos dentistas, que querem que o programa seja estendido também a eles”, declarou o prefeito de Porto Alegre. “As entidades médicas resistem ao Mais Médicos e as entidades de odontologia querem o Mais Dentistas. Por quê? Porque nós temos número suficiente de dentistas no país e eles estão querendo trabalhar nas pequenas e médias cidades, estão querendo trabalhar na periferia das grandes cidades.”

Nenhum comentário: