..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

4.17.2009

O jeito ER de liderar pessoas

Por: Nelson Tormena* – Portal RH.com.br

A arte de liderar pessoas é um desafio que preocupa as grandes organizações. Como treinar e orientar toda liderança de diversos níveis, com características diferentes, para que elas influenciem seus funcionários a utilizarem conhecimentos e talentos individuais transformando-os em ações que produzam os resultados esperados?

Muitas vezes os métodos utilizados são de curto prazo e produzem efeitos não consistentes; basta retirar o controle ou a cobrança, e os resultados desaparecem. O desafio está justamente na arte de influenciar pessoas, para que elas tomem decisões corajosas e provoquem as devidas mudanças, que façam diferença para a organização a médio e longo prazo.

O líder por melhor que seja não consegue resultados sozinho. Ele precisa contar sempre com o talento da sua equipe e, para isto, é primordial que ele tenha comportamentos que irão garantir sua credibilidade como liderança, entre eles estão: ter atitudes positivas, tratar as pessoas com respeito, ser bom ouvinte. Ou seja, ele precisa gostar de pessoas.

Na literatura sobre liderança, encontraremos várias formas e técnicas para exercer uma boa gestão. Poderão ser sofisticadas, com ferramentas eficientes de administração de desempenho e poderá variar de acordo com o nível intelectual dos liderados e do resultado que se quer alcançar.

Existe um modelo que é adotado por um líder de sucesso com quem tenho o privilégio de conviver e fui testemunha dos grandes resultados alcançados por todas as equipes por onde passou:

É o jeito ER: Encorajar e Reconhecer. Pode ser utilizado em qualquer nível da organização que irá produzir grandes resultados; evidente que não basta apenas ter a receita, é preciso saber dar aquele "toque especial" que faz a diferença.

Desta forma, estaremos respeitando a individualidade de cada um, reconhecendo as diferenças, desafiando de forma estimulante e recompensando o bom desempenho; é o que diz também o conceito do reforço positivo. "As pessoas procuram desempenhar suas atividades da maneira pela qual obtêm maiores recompensas e as recompensas obtidas atuam no sentido de reforçar cada vez mais a melhoria do desempenho".

* O autor é Administrador de Empresas, com Pós-Graduação em Recursos Humanos pela FAAP e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Trabalha na 3M do Brasil Ltda, fábrica de Ribeirão Preto, há 35 anos sendo que os últimos 15 anos na área de RH. Experiência nas áreas de Planejamento e Administração de Produção. Participo do Grupo Ribeirão Preto de Recursos Humanos, grupo informal de RH de Ribeirão e Região para troca de experiências e atualizações da área com a participação de 25 empresas. Faz parte da Diretoria da ABRH - Regional Ribeirão Preto e é Diretor do Instituto 3M de Inovação Social, entidade criada em 2006, ligada a 3M do Brasil com o objetivo de coordenar as ações sociais dos funcionários da 3M do Brasil.

Nenhum comentário: