..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

5.11.2008

Resultados do Expotur (ES): incrível!

Estou chegando hoje a Santos (SP) após ter participado no Expotur, em Vitória (ES). Vou tentar ser breve e direto aos pontos de avaliação:

Vitória: cidade linda. A capital do Espírito Santo me surpreendeu por sua beleza e pela hospitalidade de sua gente. Infelizmente não tive muito tempo para pesquisar sobre Vitória antes da viagem... então me surpreendi em saber que as demais cidades da região metropolitana são maiores do que a própria capital! rsrs Isso é tranquilo, pois, na verdade, a conurbação por lá é intensa, mas há planejamento. Tudo parece fluir bem, pelo menos sem chuva... e fora das férias!! Ah, super bem sinalizada, inclusive os pontos turísticos.

Centro de convenções: bem localizado, amplo (não grande, amplo!) e com espaços modulares. Gostei! Atendeu bem o porte do evento.

Evento: Muito bom! Pela quantidade de eventos paralelos acabou não tendo exatamente um foco... na verdade isto não é ruim, mas não senti integração entre os participantes. Eis um retrato do mercado de trabalho em turismo. Ou seja, acadêmicos no andar de baixo, agentes na feira 01, destinos na feira 02, empresários no espaço gastronômico e políticos só na abertura! hehehehehe

Fórum de Turismo:
magnífico. Fui abençoado em ter ficado do lado campeão... O caso foi o seguinte, apresentei dois pôsteres. Eram "tapumes", onde pendurávamos os bunners. Ao meu lado esquerdo, Juliana (Estácio de Sá), apresentando sobre Turismo de Intercâmbio. À direita Walberth, Universidade Estácio de Sá, com "Ecoturismo na região de Conceição do Castelo: potencial e possibilidades de desenvolvimento". Gente finíssima, nos deu várias dicas sobre a região. Vamos manter contato! Alessandro e José Mauro(Universidade Federal Fluminense), com dois trabalhos um deles digno de menção honrosa! Dois feras do Rio! Em breve vou publicar um material de um curso que vão ministrar na Ilha Grande (paraíso fluminense). Tive o imenso prazer em conhecer a Juliana, premiada como Destaque Acadêmico, teve a oportunidade de apresentar seu trabalho de conclusão de curso de graduação em Turismo pela Universidade de Vila Velha "O Potencial Ecoturístico das Reservas Particulares de Patrimônio Natural no Corredor Central da Mata Atlântica". Parabéns Juliana!!

Menção Honrosa: gostaria de compartilhar a alegria de termos sido congratulados com uma Menção Honrosa. A premiação referiu-se ao trabalho "Desenvolvimento turístico em Cubatão (SP)".

City tour (sábado pela manhã):
posteriormente vou apresentar o Projeto Visitar - A história abre suas portas . O projeto é do Conselho de Desenvolvimento de Vitória, vinculado à Prefeitura Muincipal de Vitória. Nosso guia José Luiz foi incrível. Nos guiou pelo Centro de Vitória. Claro, objetivo, polido e muito simpático!! É o melhor guia do muuuuuundo! hahahaha Esta foi uma das brincadeiras do dia... Sensacional!

By night (sábado à noite): Ponto alto do evento... mas só para a Diretoria (Aristides, Alessandro, João Honório, Verona e Priscila). Por partes: conhecia a Priscila em um a caso do evento (chame como quiser: Deus, destino, sorte, a caso...). Além de linda, muito simpática e desenvolta, é natural de Vitória, mas mora em BH, onde está se graduando em Turismo pela UFMG. A Verona (Guia de Turismo Embratur) fez o City Tour pela manhã de sábado com a gente e se juntou a nós durante o Fórum. Os dois cariocas, sem palavras, sempre juntos! Fechamos a barca e rodamos por Vitória e Vila Velha. Alucinante! Nossa guia foi nota 1000!

Networking: tive a felicidade de conhecer a Profa. Marilia Godoy da Universidade São Marcos (SP), a qual ministrou palestra sobre a Festa Nacional do Índio, de Bertioga. Reencontrei o Professor Trigo, que apresentou o tema "Ética no Desenvolvimento do Turismo - Código de Conduta Profissional". Nada além do normal: demais! É fantástico como o Professor consegue passear entre a teoria e a prática do mercado! Excelente!! Como sou bodyboarder, tive o privilégio de encontrar a Neymara Carvalho (Tri-campeão mundial de bodyboarding).

Ufa! Acredito ter conseguido resumir o evento. Vitória está no meu coração. Agora, tenho que juntar uma grana e ir lá passear... por que agora ando meio sem tempo ($$$$$$) hihihihihi!!

Sucesso galera!!
Um carinhoso abraço!
Aristides Faria


..:: Participem de nossos diversos canais: FaceBook, Twitter , Linked In, Via 6, Hôtelier Club, SlideShare, You Tube, Multiply e OverStream.


Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Aristides, realmente o evento (Expo Tur-ES) valeu a pena, mas esperava mais, enfim nem tudo é perfeito. Como sendo Bacharel e Guia de Turismo, tenho um olhar especial aos pontos cruciais de um evento ou da infra estrutura de uma cidade. Tive a oportunidade de conhecer pessoas inteligentissimas como o Aristides, os cariocas (Alessandro e José Mauro) que apresentaram projetos acadêmicos e a Capixaba Priscila que nos apresentou a pequena e aconchegante Capital do Espírito Santo e que obtive mais contato entre outros que conheci no evento. Eventos sempre hão de acrescentar as pessoas, onde essas de várias regiões tenham a chance de trocar culturas, informações e experiências.

Até o próximo Evento.
Beijos